As pedagogas e as relações com o saber estabelecidas na atuação docente na disciplina de matemática nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLargo, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorLargo, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Cezar Ricardo de-
Autor(es): dc.creatorEnz, Rosane Vanessa Taraczuk-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661111-
Descrição: dc.descriptionThis study shows what we mean by the teaching knowledge, according to Maurice Tardif. We present the relations with the knowledge, according to Bernard Charlot. The educational system of Yves Chevallard is also discussed, as well as the Matrix 3x3 from Arruda, Lima and Passos (2011), an instrument that aims to analyze the relationship with knowledge established by the teacher in the classroom. This research focused on answering the question: what are the relations with knowledge established by pedagogues in their teaching action? To answer it, we conducted semi-structured interviews with two pedagogues from a school of western of Paraná, and in possession of the information collected, we made full interviews transcriptions and analyzed the data obtained through the Discourse Text Analysis (Moraes and Galiazzi, 2011) and the 3X3 Matrix. We emphasize that the pedagogues on this study establish relations with the mathematical knowledge, with their teaching and the students learning in three dimensions, epistemic, personal and social, but in greater numbers, their testimony focused on established personal relationships in teaching activities. Both reported liking mathematics, care about teaching of this subject and the student learning.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta o que entendemos sobre os saberes docentes, de acordo com Maurice Tardif e sobre relações com o saber, segundo Bernard Charlot. O sistema didático de Yves Chevallard também é abordado, bem como a Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011), um instrumento que tem como objetivo a análise das relações com o saber estabelecidas pelo professor em sala de aula. Esta investigação teve como foco responder a questão: quais são as relações com o saber estabelecidas pelas pedagogas na sua ação docente? Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas pedagogas de uma escola da região Oeste do Paraná, e de posse das informações coletadas, realizamos as transcrições das entrevistas na íntegra e analisamos os dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011) e da Matriz 3X3. Destacamos que as pedagogas deste estudo estabelecem relações com o saber matemático, com o seu ensino e com a aprendizagem dos alunos, em suas três dimensões, epistêmicas, pessoais e sociais, mas em maior número, os seus depoimentos concentraram -se nas relações pessoais estabelecidas na ação docente. Ambas relataram gostar de Matemática, preocupam-se com o ensino da disciplina e com a aprendizagem dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectNumeracy-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAs pedagogas e as relações com o saber estabelecidas na atuação docente na disciplina de matemática nos anos iniciais-
Título: dc.titleThe pedagogues and relationships with knowledge established in teaching practice action in mathematics in the elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.