Como a linguagem matemática e a abordagem do professor interferem na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.creatorSouza, Cristiane Gonçalvez de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661109-
Descrição: dc.descriptionThis work was the subject of study difficulty encountered by students when it concerns the mathematical problem solving investigating the importance of knowledge of language in mathematical problem solving, analyzing the importance of using a different methodology emphasizing the attitude of the teacher ahead the using a different methodology emphasizing the attitude of the teacher ahead the difficulties presented by the students. The research was conducted in the municipality of Umuarama, state of Paraná, with the participation of 16 students from the 6th and 7th year of elementary school II. Data collection was performed by applying alternative activities with multiple choice and search results as the literature confirmed that there is a deficiency in respect of interpretation of mathematical problems requiring a reflection of their teacher about seeking new methodologies teaching practices in order to bring students from their reality.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o estudo da dificuldade encontrada pelos alunos no que se diz respeito à resolução de problemas matemáticos. Investigou-se a importância do conhecimento da linguagem matemática na resolução de problemas, analisando a importância do uso de uma metodologia diferenciada ressaltando a atitude do professor frente às dificuldades apresentadas pelos alunos. A pesquisa foi realizada no município de Umuarama, estado do Paraná, com a participação de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de atividades com alternativas de múltipla escolha. Os resultados da pesquisa, assim como a pesquisa bibliográfica confirmaram que há uma carência no que diz respeito à interpretação dos problemas matemáticos sendo necessária uma reflexão do professor sobre suas metodologias buscando novas práticas de ensino de modo a aproximar o aluno de sua realidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLearning ability-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleComo a linguagem matemática e a abordagem do professor interferem na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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