O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorCampos, Ione Ferreira da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661062-
Descrição: dc.descriptionA Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente na área de linguagens, no componente curricular Língua Portuguesa no ensino fundamental – anos finais e no campo de atuação jornalístico-midiático para conhecer e compreender a proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do gênero textual notícia, utilizando-se de uma metodologia qualitativa de caráter documental e bibliográfico. O avanço da tecnologia implicou em mudanças significativas em relação ao modo de nos informar. As notícias já não são mais lidas, produzidas e veiculadas da mesma forma, requerendo novas habilidades para o domínio dessas práticas. A escola pode proporcionar aos estudantes o conhecimento necessário para desenvolverem capacidades imprescindíveis para lidarem com essas novas configurações de texto. A BNCC propõe o trabalho integral das práticas de linguagem e considera as atuais demandas da sociedade, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento de habilidades que contemplem o texto em diversas modalidades: verbal, oral, escrita, imagética e sonora. Nesse contexto, a BNCC possui orientações essenciais para que os docentes desenvolvam o ensino-aprendizagem do gênero notícia de forma eficaz e de qualidade, proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de leitura e de produção de textos, por meio da articulação das linguagens e da construção de sentido, contribuindo para a formação e atuação de uma sociedade responsável e consciente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNotícias falsas-
Palavras-chave: dc.subjectJournalism - Language-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleO ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.