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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Ione Ferreira da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25163 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661062 | - |
Descrição: dc.description | A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente na área de linguagens, no componente curricular Língua Portuguesa no ensino fundamental – anos finais e no campo de atuação jornalístico-midiático para conhecer e compreender a proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do gênero textual notícia, utilizando-se de uma metodologia qualitativa de caráter documental e bibliográfico. O avanço da tecnologia implicou em mudanças significativas em relação ao modo de nos informar. As notícias já não são mais lidas, produzidas e veiculadas da mesma forma, requerendo novas habilidades para o domínio dessas práticas. A escola pode proporcionar aos estudantes o conhecimento necessário para desenvolverem capacidades imprescindíveis para lidarem com essas novas configurações de texto. A BNCC propõe o trabalho integral das práticas de linguagem e considera as atuais demandas da sociedade, reconhecendo a necessidade do desenvolvimento de habilidades que contemplem o texto em diversas modalidades: verbal, oral, escrita, imagética e sonora. Nesse contexto, a BNCC possui orientações essenciais para que os docentes desenvolvam o ensino-aprendizagem do gênero notícia de forma eficaz e de qualidade, proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de leitura e de produção de textos, por meio da articulação das linguagens e da construção de sentido, contribuindo para a formação e atuação de uma sociedade responsável e consciente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notícias falsas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journalism - Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | O ensino do gênero notícia segundo a abordagem da BNCC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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