Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4238962623790586 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas Júnior, Miguels Archanjo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vaz, Maria Salete Marcon Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Antonio Carlos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Yoshino, Rui Tadashi | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Andréia Antunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2628 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661031 | - |
Descrição: dc.description | This research objected to define a management model for the academic internship, with an approach in Knowledge Management and Knowledge and Technology Transfer. The methodological procedures, classified as applied, qualitative, descriptive, bibliographical, documentary and survey, were utilized as an object of study by the Academic Internship. Moreover, the Methodi Ordinatio was employed in the construction of the portfolio. The portal prototype acts as a repository for the internship, with an interaction interface for the intern, professor, supervisor, education institution, firm, integration agent, and external users. Its acting enables the extraction, memorization, sharing, and reuse of knowledge and technology, protecting them and broadening the intern's ability to discover and innovate, based on the collaborative tools of knowledge management available to all users registered in the portal. The paths toward intellectual capital development and innovation in products, processes and services, converting individual knowledge into collective knowledge, will transform the users into, simultaneously, consumers and creators of knowledge and technology, with learning support and no time or place limitations, providing at the same time knowledge and learning to the student. The viewpoints of students, coordinators and internship supervisors confirm that the portal's utilization in internships can transfer and store knowledge with an interface of influence and interaction. The portal prototype presents an innovative internship management process, proving that this environment allows user needs to arise, and contributes to the student/intern's learning process, systematizing the practical knowledge and technology acquired and experienced in the internship. This research contributes to the reformulation of the Internship Management System. | - |
Descrição: dc.description | Capes | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa objetivou definir um modelo de Gestão para o Estágio Acadêmico, com abordagem em Gestão do Conhecimento e Transferência de Conhecimento e Tecnologia. Os procedimentos metodológicos em relação à classificação como aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e levantamento, foram utilizados como objeto de estudo do Estágio Acadêmico e, também, para a construção do portfólio, fez-se uso do Methodi Ordinatio. O protótipo do portal do conhecimento atua como repositório para o estágio e interface de interação do estagiário, orientador, supervisor, instituição de ensino superir, empresa, agente de integração e, também, usuários externos. Essa atuação possibilita a extração, memorização, reutilização e compartilhamento do conhecimento e tecnologia, protegendo-os e ampliando a capacidade do estagiário em descobrir e inovar, a partir dos instrumentos de gestão do conhecimento colaborativos disponíveis a todos os usuários cadastrados no portal. As percepções dos alunos, coordenadores e supervisores de estágio confirmam que a utilização do portal para o estágio pode transferir e armazenar conhecimento e tecnologia e interface de influência e interação. O protótipo do portal apresenta um processo de gestão de estágio inovador, provando que esse ambiente permite suscitar necessidades dos usuários e contribuir para o processo de aprendizagem do aluno/estagiário, sistematizando o conhecimento e tecnologia do ‘saber fazer’ adquirido e vivenciado no estágio. A contribuição dessa pesquisa reside na reformulação do Sistema de Gestão de Estágio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de estágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferência de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology transfer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | Um modelo para gestão de transferência de conhecimento e tecnologia para estágio acadêmico | - |
Título: dc.title | A management model to transfering knowledge and technology to academic internship | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: