Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Larissa Macedo dos-
Autor(es): dc.creatorKarling, Mariéli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660999-
Descrição: dc.descriptionThe textbook is considered essential within classrooms, and both teachers and for students, it serves as support. Given the importance of the textbook in teaching learning process this work aims to analyze textbooks Chemistry published between 1999-2010, to critically evaluate the content Thermochemistry, highlighting the variations in approach, language, images and exercises, and from this study provide important information on the changes observed in the books. The book was chosen by João Usberco and Edgard Salvador. The first analysis was made of the books unit form each of the issues, taking into account the approach understood to specific content analysis of the images and the language submitted by the authors. Although we analyzed the amount of exercise brought the books and the relationship that the book back on the daily life of the student and whether this emphasis on interdisciplinarity, contextualization and experimentation. What can be concluded from this study is that changes do occur in textbooks, because they need to follow the evolution of society, however this period of book publications of Chemistry, the changes occurring always aim to advance to a better understanding of students.-
Descrição: dc.descriptionO livro didático é considerado imprescindível dentro de salas de aulas, e tanto para os professores quanto para os alunos, ele serve como apoio. Tendo em vista a importância do livro didático no processo ensino aprendizagem, este trabalho tem como objetivo analisar livros didáticos de Química publicados entre os anos de 1999 a 2010, realizar uma avaliação crítica do conteúdo Termoquímica, destacando as variações em termos de abordagem, linguagem, imagens e exercícios, e a partir deste trabalho fornecer informações importantes sobre as alterações observadas nos livros. O livro escolhido foi da autoria de João Usberco e Edgard Salvador. A primeira análise dos livros foi feita de forma unitária de cada uma das edições, levando em consideração a abordagem compreendida para o conteúdo específico, análise das imagens e a linguagem apresentada pelos autores. Ainda foi analisada a quantidade de exercícios trazidos pelos livros e a relação que o livro trás sobre o cotidiano do aluno e se este da ênfase a interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. No final ainda foi feita uma análise geral dos quatros livros analisados. O que se conclui com este estudo, é que se mudanças realmente ocorrem nos livros didáticos, pois estes precisam acompanhar a evolução da sociedade, contudo neste período de publicações de livros de Química, as modificações ocorridas sempre visam a avanço para um melhor entendimento dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTermoquímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry (High School) - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectThermochemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleAvaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.