Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Kretschek, David | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Victor Hugo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660998 | - |
Descrição: dc.description | Most students devote a significant number of hours to digital games comparable to the time devoted to school. This Undergraduate thesis aims to analyze the point of view of Physics teachers about the use of digital games in teaching. For the theoretical foundation, we present elements of David Ausubel’s theory of meaningful learning. The research methodology involved the construction of an online questionnaire, which was answered by 34 professionals involved in Physics teaching. The answers were submitted to reading and interpretation from the discursive textual analysis, which led to the construction of the following categories: Contrary, Favorable and Partially Favorable. The teachers were engaged with the theme, presenting a concern to connect the student’s experience with the classroom. Despite declaring themselves open to the use of games in teaching, teaching professionals claim to have barriers, especially structural, pointing to the existence of applications they consider more relevant than the use of digital games, such as simulations and experiments. | - |
Descrição: dc.description | Boa parte dos estudantes da Ed. Básica dedicam um número de horas significativo aos jogos digitais comparáveis ao tempo dedicado à escola. O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores de Física acerca do uso de jogos digitais no ensino. Para a fundamentação teórica, apresentam-se elementos da teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel. A metodologia de pesquisa envolveu a construção de um questionário online, que foi respondido por 34 profissionais envolvidos com ensino de Física. As respostas foram submetidas à leitura e interpretação a partir da análise textual discursiva, o que levou a construção das seguintes categorias: Contrários, Favoráveis e Parcialmente Favoráveis. Os professores se mostraram atraídos pela temática, apresentando uma preocupação em conectar a vivência do aluno com a sala de aula. Apesar de se declararem abertos ao uso de jogos no ensino, os profissionais do ensino alegam haver barreiras, principalmente estruturais, apontando a existência de aplicações que consideram mais pertinentes do que a utilização de jogos digitais, como simulações e experimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ausubel, David Paul, 1918- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ausubel, David Paul, 1918- | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Jogos digitais: perspectivas do uso no processo de ensino e aprendizagem de física | - |
Título: dc.title | Digital games: perspectives of use in the process of teaching and learning of physics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: