O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na prática de professores de biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchneider, Eduarda Maria-
Autor(es): dc.contributorFujii, Rosangela Araujo Xavier-
Autor(es): dc.contributorPires, Patrícia de Souza-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabieli Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorSchneider, Eduarda Maria-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alana Michele Rech dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660982-
Descrição: dc.descriptionIn today's society, Information and Communication Technologies (ICT) are an important tool for innovation in the teaching and learning process. Thus, this course completion paper proposes to analyze the use of ICTs by Biology teachers from public elementary schools in a western Paraná municipality to investigate which ICTs are being used in Biology education. The methodology, of qualitative nature, consisted of the elaboration and application of a questionnaire organized in two parts, one about personal data and another about the knowledge and use of ICT. The questionnaire, approved by the Ethics Committee, was applied to four biology teachers of the State Education Network of a college in a city in western Paraná and two schools in the countryside near the city. The data constituted with the questionnaire were qualitatively analyzed through the content analysis methodology, which involves pre-analysis, material exploration and treatment of results. The results showed that teachers who had their academic training longer did not have knowledge about ICT in this period, but sought to specialize autonomously and through continuing education, while those who had more recent education studied about ICT. already at graduation. It can also be seen that teachers use information and communication technologies to make classes more attractive, interactive and more dynamic. Thus, it can be concluded that biology teachers are inserting ICT in their teaching practice mainly the computer, internet and multimedia projector and understand that the main reasons for using ICT are that they contribute to facilitate the teaching and learning process by making visual teaching with the presentation of videos and images and enabling the diversification of methodologies reflecting in more attractive and inclusive classes.-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade atual, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) apresentam se como um importante instrumento de inovação do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este trabalho de conclusão do curso propõe analisar o uso das TIC por professores do ensino de Biologia de escolas públicas de educação básica de um município do Oeste do Paraná para investigar quais TIC estão sendo utilizadas no ensino de Biologia. A metodologia, de cunho qualitativo, consistiu na elaboração e aplicação de um questionário organizado em duas partes, uma sobre dados pessoais e outra sobre o conhecimento e utilização das TIC. O questionário, aprovado no Comitê de Ética foi aplicado para quatro professores de Biologia da rede Estadual de Ensino de um colégio de uma cidade no Oeste do Paraná e dois colégios do Campo próximos a cidade. Os dados constituídos com o questionário foram analisados qualitativamente por meio da metodologia da análise de conteúdo, que envolve a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Os resultados obtidos mostraram que os professores que tiveram sua formação acadêmica a mais tempo não obtiveram conhecimentos sobre as TIC nesse período, mas buscaram se especializar de forma autônoma e através de ações de formações continuadas, já os que tiveram formação mais recente estudaram sobre as TIC já na graduação. Pode-se constatar também que os professores utilizam as tecnologias de informação e comunicação por tornar as aulas mais atrativas, interativas e mais dinâmicas. Assim, pode-se concluir que os professores de Biologia estão inserindo as TIC em sua prática docente principalmente o computador, internet e projetor multimídia e compreendem que os principais motivos para utilizar as TIC são que elas contribuem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem tornando o ensino visual com a apresentação de vídeos e imagens e possibilitando a diversificação das metodologias refletindo em aulas mais atrativas e inclusivas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherSanta Helena-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na prática de professores de biologia-
Título: dc.titleUse of information and communication technologies (ICT) in the practice of biology teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.