Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, José Marconi Bezerra de | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Cayley | - |
Autor(es): dc.contributor | Públio, Marcelo Abilio | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, José Marconi Bezerra de | - |
Autor(es): dc.contributor | Siebenrok, Maria Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Hadas, Izabel Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13767 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660973 | - |
Descrição: dc.description | This research presents an approach to teaching and learning capoeira through flipbook. Through analyzes of representations of the movement of several dynamic activities available in the literature, this research exposes the execution of a design project that aims at teaching capoeira movement called "ginga" through innovative design solutions in the representation of motion. Based on three areas of instruction: text, static and animated, this research resulted in flipbook titled Fundamentos da capoeira: flipbook de instrução do movimento ginga. With the proposal to instruct, more clearly and precisely the practice of moving "ginga". With this result, we've listed a step-by-step procedures for the design of instructional flipbooks that serve as a guide for representing other movements of Capoeira, which may serve to support further research into the design of instruction involving complex operations how much. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre ensino-aprendizagem da capoeira através de flipbook. Por meio de análises de representações do movimento de atividades dinâmicas diversas disponíveis na bibliografia, esta pesquisa expõe a execução de um projeto de design que objetiva o ensino do movimento da capoeira chamado “ginga” por meio de soluções inovadoras de design na representação do movimento. Com base em três vertentes de instrução: textual, estática e animada, esta pesquisa resultou no flipbook intitulado Fundamentos da capoeira: flipbook de instrução do movimento ginga com a proposta de instruir, de forma mais clara e precisa, a prática do movimento “ginga”. Com esse resultado, listamos um passo-a-passo de procedimentos para o design de flipbooks instrucionais que servem como guia para a representação de outros movimentos da capoeira, e que podem servir de apoio a novas pesquisas no design de instruções que envolvam operações tão complexas quanto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Desenho Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira - Movimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira (Dance) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira (Dance) - Movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Design de flipbook para ensino-aprendizagem dos fundamentos da capoeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: