A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLiao, Tarliz-
Autor(es): dc.contributorLiao, Tarliz-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Fabrício Dias de-
Autor(es): dc.contributorRocha, Flavia Sucheck Mateus da-
Autor(es): dc.creatorPicco, Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660951-
Descrição: dc.descriptionLiteracy is a fundamental pillar for the full development of children. It is an important process for the literacy teacher. According to the BNCC, children in the 1st year understand the alphabetical principle, however during the 2nd year, they have more contact with punctuation rules and orthographic regularity. Based on this variability, this research aims to conceptualize literacy, analyze the construction of writing hypotheses concomitantly to the student contact with real texts, and conceptualize the social function of each one correlating to phonological awareness, reading and writing. All of this analysis will start from a qualitative and bibliographic research, searching for knowledge to analyze not only the importance of acquiring the alphabetical-orthographic system, but also in order to show the importance of phonological awareness for the development of children in the literacy phase. During this process, we intend to investigate how digital resources or platforms can assist in the literacy process (phonological awareness), in order to develop skills to use the letters’ sounds to build new words.-
Descrição: dc.descriptionA alfabetização é um pilar fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, é um processo de suma importância para o professor alfabetizador. De acordo com a BNCC, a criança no 1º ano tem a compreensão do princípio alfabético e no 2º, passa a ter mais contato com pontuação e a regularidade ortográfica. Com base nessa variabilidade esta pesquisa tem como objetivo conceituar a alfabetização, analisar a construção das hipóteses da escrita ao mesmo tempo em que entram em contato com textos reais e conceituar a função social de cada uma correlacionando entre a consciência fonológica, a leitura e a escrita. Toda essa análise partirá de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, buscando conhecimentos para analisar não só a importância da aquisição do sistema alfabético-ortográfico, mas também a fim de mostrar a importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da criança em fase de alfabetização. Durante o processo, pretendemos investigar de que forma os recursos digitais ou plataformas podem auxiliar no processo de alfabetização (consciência fonológica), a fim de desenvolver habilidades em manipular os sons das letras para construção de novas palavras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectFonologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectPhonology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleA importância da consciência fonológica no processo de alfabetização com a utilização de recursos tecnológicos-
Título: dc.titleThe importance of phonological awareness in the literacy processwith the use of technological resources-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.