Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Braian Lucas Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Braian Lucas Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Ramiro Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Bovo, Samira Anastacia Mustapha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25343 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660948 | - |
Descrição: dc.description | This paper focuses on an analysis of possibilities and limits that can be found when developing playful educational practices in science classes. We analyzed 15 scientific publications from 2008 to 2019, applied with elementary school students, from public and private schools in various locations in Brazil. With this, the results obtained for the appropriation of new knowledge by the students are evaluated and the teaching and learning process is made up, in addition to the difficulties that may permeate such practices in the school environment. Among the possibilities, it is worth exploring knowledge, sharpening curiosity, broadening interest and with this development. In relation to the limits, it was identified minimal investment of resources for the application of activities, initial demotivation of students by the usual theoretical classes and the little use of playful resources as teaching methodology. Recreational activities can contribute to the expression of the imaginary and create an environment of relaxed. They are also instruments of significant importance for science classes today, as they act as a methodology to encourage social and cognitive development, increasing socialization and learning pleasure. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como foco uma análise de possibilidades e limites que podem ser encontrados ao desenvolver práticas educacionais lúdicas nas aulas de Ciências. Foram analisadas 15 publicações científicas dos anos de 2008 a 2019, aplicadas com alunos de ensino fundamental, de escolas públicas e particulares em diversos locais do Brasil. Com isso, avaliou-se os resultados obtidos para apropriação de novos saberes pelos alunos e engrandecendo o processo de ensino e aprendizagem, além das dificuldades que possam permear tais práticas no ambiente escolar. Entre as possibilidades, destaca-se explorar os conhecimentos, aguçar a curiosidade, ampliar o interesse e com isso o desenvolvimento. Já em relação aos limites, foi identificado mínimo investimento de recursos para aplicação das atividades, desmotivação inicial dos alunos pelas costumeiras aulas teóricas e a pouca utilização do recurso lúdico como metodologia de ensino. As atividades lúdicas podem contribuir para a expressão do imaginário e cria um ambiente de descontração. Também são instrumentos de importância significativa para as aulas de Ciências na atualidade, pois agem como metodologia de incentivo ao desenvolvimento social e cognitivo, aumentando a socialização e o prazer pelo aprendizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Possibilidades e limites do uso de atividades lúdicas para o ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Possibilities and limits of the use of recreational activities for science teaching in public and private schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: