Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Floripi, Simone Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciana Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Feres, Jaqueline Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660939 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa visa verificar as contribuições que a Base Nacional Comum Curricular apresenta quanto ao trabalho com a Língua Portuguesa, especificamente a leitura, para o 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apresenta uma abordagem bibliográfica, pois fundamenta-se em fontes, como (BUNZEN E MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; MARCUSHI,2008; MENEGASSI E FUZA, 2010; ANTUNES, 2003; SOLÉ,1998; ROJO, 2009). Também se enquandra na pesquisa documental, já que tem como objeto de análise o documento: Base Nacional Comum Curricular, que, ao ser analisado, irá fornecer informações que podem contribuir para a compreensão e a prática do ensino de leitura na educação básica. Trata-se também de uma pesquisa analítica, pois o corpus é constituído pelas partes do documento referente à Area de Linguagens do Componente Curricular de Língua Portuguesa do 6o ano do Ensino Fundamental. Analisa-se o quadro composto pelos objetos de conhecimentos e pelas habilidades do Eixo de Leitura dos campos jornalístico midiático, atuação na vida pública, práticas de estudo e pesquisa e artístico-literário. A reflexão corrobora que a concepção de leitura assumida pelo documento é a perspesctiva interacionista, na qual a linguagem é entendida como uma forma de interação entre os sujeitos. Também sugere uma visão de leitura articulada às outras práticas e direciona para um encaminhamento de atividades ricas em gêneros textuais e plenas de estratégias de compreensão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | A BNCC e o ensino de leitura no 6º ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: