A BNCC e o ensino de leitura no 6º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Pereira da-
Autor(es): dc.creatorFeres, Jaqueline Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660939-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa visa verificar as contribuições que a Base Nacional Comum Curricular apresenta quanto ao trabalho com a Língua Portuguesa, especificamente a leitura, para o 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apresenta uma abordagem bibliográfica, pois fundamenta-se em fontes, como (BUNZEN E MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; MARCUSHI,2008; MENEGASSI E FUZA, 2010; ANTUNES, 2003; SOLÉ,1998; ROJO, 2009). Também se enquandra na pesquisa documental, já que tem como objeto de análise o documento: Base Nacional Comum Curricular, que, ao ser analisado, irá fornecer informações que podem contribuir para a compreensão e a prática do ensino de leitura na educação básica. Trata-se também de uma pesquisa analítica, pois o corpus é constituído pelas partes do documento referente à Area de Linguagens do Componente Curricular de Língua Portuguesa do 6o ano do Ensino Fundamental. Analisa-se o quadro composto pelos objetos de conhecimentos e pelas habilidades do Eixo de Leitura dos campos jornalístico midiático, atuação na vida pública, práticas de estudo e pesquisa e artístico-literário. A reflexão corrobora que a concepção de leitura assumida pelo documento é a perspesctiva interacionista, na qual a linguagem é entendida como uma forma de interação entre os sujeitos. Também sugere uma visão de leitura articulada às outras práticas e direciona para um encaminhamento de atividades ricas em gêneros textuais e plenas de estratégias de compreensão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA BNCC e o ensino de leitura no 6º ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.