Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Rosimery Teresinha Balestieri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660875 | - |
Descrição: dc.description | This work was subject to inclusion of blind students and the difficulties that teachers encounter when faced with those with special needs in the classroom. Without adequate training and teaching materials appropriate to serve them, according to your specific need, they feel helpless and abandoned in this situation. In reality, each student requires the teacher pedagogical practices and different times of interpersonal relationship, as it has a particular demand in terms of teaching methodology and learning that requires special attention from the teacher. Through this observation, there was a need for a reflection on the process of inclusion in public schools, lack of teacher training in dealing with visual impairments, the improvements that can be made about their care and continuing education of teachers. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a inclusão do aluno cego e as dificuldades que os professores encontram ao se deparar com os portadores de necessidades especiais na sala de aula. Sem ter a formação adequada e o material pedagógico apropriado para atendê-los, conforme a sua necessidade específica, estes se sentem incapazes e abandonados diante dessa situação. Na realidade, cada aluno exige do professor práticas pedagógicas e tempos de relação interpessoal diferenciados, já que tem uma demanda particular em termos de metodologia de ensino e de aprendizagem que exige do professor uma atenção especial. Através dessa constatação, verificou-se a necessidade de uma reflexão sobre o processo de inclusão nas escolas públicas, a falta de formação de professores para lidar com a deficiência visual, as melhorias que podem ser realizadas em relação ao seu atendimento e a formação continuada de professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blind - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A inclusão: o aluno cego e a formação de professores no ensino fundamental II | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: