Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciana Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rafael Lima de | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Ken Aarã Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27120 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660843 | - |
Descrição: dc.description | Inspired by theories that address argumentation in different textual modalities (ADAM, 2011; AMOSSY, 2008; 2017; in addition to aspects of Rhetoric and New Rhetoric, PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 1996), we take as a starting point that every discourse aims, in some way, to influence its interlocutor. In this perspective, the present work seeks to establish how Charles Chaplin elaborated the image of Jewish society and Adolf Hitler, throughout the period between the World Wars, represented, respectively, in the image of the Barber and the dictator Adenoid Hynkel, bringing data describing aspects of the ethos in the 1940 film “The Great Dictator”. The construction of ethos, an image that the speaker makes of himself, must always be consistent with a way in which the speaker seeks to lead his interlocutor, in an attempt to arouse certain emotions (AMOSSY, 2008). Based on this, this work makes an analysis of the movie through its two main characters that, despite being interpreted by the same actor, present clear ideological distinctions among themselves, leading to different positions. For the discussion, in addition to the notion of ethos, the process of discursive schematizing is used, in order to understand the part of the meanings generated when the movie is released, and also the notion of value, of and to discuss the types of emotions aroused by the movie. | - |
Descrição: dc.description | Inspirados em teorias que abordam a argumentação em diferentes modalidades textuais (ADAM, 2011; AMOSSY, 2008; 2017); além de aspectos da Retórica e da Nova Retórica (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 1996), tomamos como ponto de partida que todo discurso visa a, de alguma maneira, influenciar seu interlocutor. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca estabelecer como Charles Chaplin elaborou a imagem da sociedade judia e de Adolf Hitler, durante o período entre Guerras Mundiais, representados, respectivamente, na imagem do Barbeiro e do ditador Adenoid Hynkel, trazendo dados de descrição de aspectos do ethos no filme O Grande Ditador, de 1940. A construção do ethos, uma imagem que o orador faz de si mesmo, deve sempre ser condizente com a maneira pela qual o enunciador busca influenciar seu interlocutor, na tentativa de despertar determinadas emoções (AMOSSY, 2008). Baseado nisso, este trabalho faz uma análise do filme por meio de suas duas personagens principais que, apesar de interpretadas pelo mesmo ator, apresentam claras distinções ideológicas entre si, levando a diferentes posicionamentos. Para a discussão, utiliza-se, além da noção de ethos, o processo de esquematização discursiva, a fim de compreender parte dos sentidos gerados no momento de divulgação do filme, e também da noção de valor, de descrever e de discutir os tipos de emoções despertadas pelo filme. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme cinematográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chaplin, Charlie, 1889-1977 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhetorical criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion picture film | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Barbeiro Judeu & Adenoid Hynkel: uma (re)construção discursiva em O Grande Ditador | - |
Título: dc.title | Jewish Barber & Adenoid Hynkel: a discursive (re)building in The Great Dictator | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: