Educação infantil: possibilidades metodológicas para a educação de crianças de 0 a 2 anos de idade

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Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriano Hidalgo-
Autor(es): dc.creatorRonden, Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660840-
Descrição: dc.descriptionThis work addres the concern with training and human development, and therefore, with education. However, the subject's access to an educational institution is not enough, but one that effectively guarantees its global development. In this context, the stage of Early Childhood Education is a theme that has been highlighted in discussions in recent years, since childhood today has acquired space and importance in our society, thus looking at fundamental issues that imply in this stage of education, for example, children's learning and development stands out. However, despite the progress being noticeable in the stage of children's education, through laws and official documents, what is observed is a gap between the advances acquired and the practices in the institutions, since the work in many institutions derives from the historical assistance tradition that had (and still has) Early Childhood Education, with little prospect of developing an adequate job and without concern with educational and pedagogical activities.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a preocupação com a formação e o desenvolvimento humano, e portanto, com a educação. Contudo, não basta o acesso do sujeito a uma instituição de educação, mas a uma que efetivamente garanta o seu desenvolvimento global. Nesse contexto, a etapa da Educação Infantil é um tema que tem sido evidenciado nas discussões dos últimos anos, visto que atualmente a infância adquiriu espaço e importância em nossa sociedade, assim tem­se voltado o olhar para questões fundamentais que implicam nessa etapa da educação, a exemplo destaca­se a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Entretanto, apesar dos progressos ser notórios na etapa da educação das crianças, através de leis e documentos oficiais, o que se observa é uma lacuna entre os avanços adquiridos e as práticas nas instituições, pois o trabalho em muitas instituições decorre da tradição histórica assistencialista que teve (e ainda tem) a Educação Infantil, com poucas perspectivas de desenvolvimento de um trabalho adequado e sem a preocupação com as atividades educativas e pedagógicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino – Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicomotricidade-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching – Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectMovement, Psychology of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEducação infantil: possibilidades metodológicas para a educação de crianças de 0 a 2 anos de idade-
Título: dc.titleEarly childhood education: methodological possibilities for the education of children from 0 to 2 years old-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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