Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLongen, Fabio Rogerio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337-
Autor(es): dc.contributorSchaefer, Daiene De Mello-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9819460706860682-
Autor(es): dc.contributorLongen, Fabio Rogerio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341-
Autor(es): dc.contributorRosa, Valdir-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6652517922621156-
Autor(es): dc.creatorBasse, Silvio Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4737-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660719-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório: estudo de caso: pêndulo-
Descrição: dc.descriptionA Sequência didática sobre movimento oscilatório de pêndulos, desenvolvido neste estudo como um produto educacional busca disponibilizar conceitos e metodologias que levem o educando a um aprendizado não Normal, e proporcionar ao mesmo possibilidades de relacionar os conhecimentos já construídos com conhecimento novos, onde possa confrontar os conceitos de oscilações com o cotidiano, nos aspectos históricos, nos conceitos teóricos e nos cálculos matemáticos, através de equações que envolvam os movimentos dos pêndulos, bem como, a realização de experimentos que concretizem a teoria sobre os resultados apurados, desenvolvidos com o objetivo de concretizar o aprendizado. O ensino de Física possibilita um entendimento de vários fenômenos que envolvem o dia a dia do educando, motivam sua curiosidade por meio de demonstrações experimentais, que relacionem os conceitos físicos, que descrevem e demonstrem os fenômenos relativos a teoria e prática vivenciados no seu cotidiano. Desta forma, a utilização de metodologias diferenciadas, instrumentos de ensino/aprendizagem que contextualizem o conhecimento, são ferramentas substanciais que potencializam a criatividade cognitiva, relacionam o conhecimento já construído em uma interação com novos esquemas mentais. Para atingir o objetivo do produto educacional desenvolvido, parte-se do pressuposto que o aprendiz (educando) tenha conhecimento já construído sobre movimento, assim busca-se introduzir conceitos que o levará ao entendimento das oscilações de pêndulos, através de atividades teóricas com resolução de questões e experimentos onde os próprios alunos efetuarão a confecção de pêndulos e utilizarão os simuladores de Física disponível no PhET (Physics Education Technology) que envolvam movimentos oscilatórios.Será apresentada uma sequência de atividades relacionadas a pêndulos simples, pêndulo de Newton e pêndulo físico, suas aplicações e características dos movimentos oscilatórios. O produto abordará os conceitos de oscilações que envolvem os movimentos dos pêndulos, tendo como relevância, não somente o estudo do período e frequência, mas também o envolvimento de outros conceitos, como: tração no fio, energia cinética, energia potencial, quantidade de movimento, conservação e dissipação de energia (calor, atrito e som) além de fatores como gravidade local.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleSequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.