A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.creatorLeite, Priscila Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660689-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende discutir e provocar possibilidades pedagógicas no espaço de sala de aula e escolar a partir do uso de uma dramatização que contemple e fundamente-se como ferramenta no auxílio ao ensino indispensável de literatura no âmbito escolar e social, sobretudo no sistema público de ensino do país. De acordo com embasamento em etapas do Teatro do Oprimido, do autor e diretor Augusto Boal (1991), transpôs-se pesquisas qualitativas para que, cientificamente observadas, fossem transformar a realidade docente do trabalho com a Literatura em sala de aula como um oficio na rede pública de educação. Os desafios foram propostos para comprovar que a questão provocativa redimensiona o tema abordado neste artigo, a ser tratado como ato político e científico, pois o sistema de ensino público, preocupado com índices de indicadores de desempenhos de avaliações externas, tem deixado de lado uma das partes mais importantes da formação cidadã, consciente, intelectual e de sensibilidade dos alunos, o incentivo e condições para o progresso do ensino da literatura. A pesquisa proposta pretende que a educação pública seja de qualidade, onde o docente, a partir de jogos cênicos, oficinas teatrais com exercícios lúdicos e corporais, identifique as dificuldades dos alunos em nível de compreensão da leitura literária; argumenta sobre a importância da literatura para a formação política, cidadã, produtora de cultura e fomentadora de conceitos e opiniões.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectBoal, Augusto, 1931-2009-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.