Analisando as práticas docentes no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDel Monego, Maurici Luzia Charnevski-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Emanuel Romário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660648-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the Science teaching practices in elementary education from 5th grade to 8th grade in eight (8) public schools and two (2) private ones in the city of Foz do Iguaçu. Teachers answered questionnaires that checked various items to make a mapping of their science classes development, how scientific communication in the classroom is being held, whether or not computer and science labs are being used, as well as whether teachers' training is being continuous. This survey has shown that schools are well equipped, but these resources are not being thoroughly used. It has also shown that teachers have done a good job regarding Science, Technology, Society and Environment with the development of current and relevant topics. Teachers surveyed some develop Reading competence and writer this task through the teaching of science. The research suggests that many of the problems faced by teachers result from their high workload, but regardles the reasons it is necessary to readjust, for the teaching of science is vital to the development of a nation.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como objetivo analisar as práticas docentes no ensino de Ciências no Ensino Fundamental do 6º Ano ao 9º Ano, de 8 (oito) escolas estaduais e 2 (duas) escolas particulares da cidade de Foz do Iguaçu. Os professores responderam a questionários que verificavam vários itens para montar um mapeamento de como estão sendo desenvolvidas as aulas de Ciências, como está a divulgação científica na sala de aula, como estão sendo usados os laboratórios de informática e de ciências e também como está a formação docente continuada. Através da pesquisa constatou-se que os colégios são bem equipados, porém estes recursos não são usados em sua totalidade. Verificou-se também que os professores tem feito um bom trabalho com relação a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente com o desenvolvimento de temas atuais e relevantes. Os professores pesquisados pouco desenvolvem a competência leitora e escritora e essa tarefa passa pelo ensino de Ciências. A pesquisa sugere que boa parte dos problemas enfrentados pelos professores é a elevada carga horária, mas seja qual for o motivo é necessário readequação, pois o ensino de Ciência é vital para o desenvolvimento de uma nação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleAnalisando as práticas docentes no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.