Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Camilotti, Camila Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Darlana Aparecida Ely | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14791 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660624 | - |
Descrição: dc.description | This paper intends to review a number of studies that deal with L2 reading process and working memory capacity. Since reading is knowingly crucial to individuals’ social, cultural and intellectual development, and considering the possible difficulties in reading in English when this is a second Language for the reader, it seems to be of highly relevant to map and analyze the studies that examine L2 reading process in order to understand how it occurs, as well as the factors that influence reading with a view to making it a more effective, fruitful and critical act. Bearing that in mind, the present study was conducted by means of bibliographical research, mapping studies from a series of authors considered seminal in the aforementioned areas, as well as more up-to-date research focusing on deepening the understanding working memory and its relationship with the reading process. In conclusion, many studies have already been carried out on the importance of the topic addressed in this paper. To do so, a bibliographic analysis will be carried out, mapping studies of different authors of the mentioned areas, to the development of a detailed analysis of what we already know and what still of what we still need to do to get ahead in the purpose of a proficient reading comprehension in Language English as L2. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como principal finalidade revisar os estudos que tratam da relação do processo de leitura em L2 e a capacidade da memória de trabalho. Como a leitura é de suma importância no desenvolvimento de social, cultural e intelectual dos indivíduos e considerando as possíveis dificuldades na leitura em Língua Inglesa quando esta é uma segunda Língua para o leitor, parece ser de suma importância mapear e analisar os estudos que abordam o processo de leitura, para entender-se como ocorre tal processo, bem como os fatores que influenciam a leitura, de modo que se possa tornar esse ato mais efetivo, proveitoso e crítico. Para tanto, o presente estudo foi realizado por meio uma análise bibliográfica, mapeamento estudos de diferentes autores tidos como clássicos nas áreas citadas, bem como estudos mais atualizados voltados para o aprofundamento do que se entende por memória de trabalho e sua relação com o processo de leitura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Second language acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A relação entre a memória de trabalho e a compreensão leitora em língua inglesa como segunda língua | - |
Título: dc.title | The relation between the working memory capacity and the reading compreheension in english as a second language | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: