Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Procopiak, Leticia Knechtel | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Júlio César Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Mayara Luiza | - |
Autor(es): dc.creator | Busato, Raquel Hubie | - |
Autor(es): dc.creator | Gregório, Roberta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9638 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660613 | - |
Descrição: dc.description | The environmental perception is the way in which an individual perceives the environment, basically, the process of evaluating and storing information received about the environment, awakening care and respect with it. The environmental perception allows the establishment of affection relationships between the individual and the environment and from this positive formation the individual can modify his environmental values. Seeking an understanding about the current situation of the Barigui watershed for students from some schools located near the Barigui river, this present work, which relates physicochemical analysis of water quality and environmental perception, was developed. The results will aid future studies and the promotion of actions in order to solve the environmental problems of the region. The evaluation of the questionnaires allowed the understanding of how the students of the region interact with the environment, their affection relationships with this one and their attitudes in front the environmental issues. The interpretation of the datas also have revealed that the major part of the students perceive the environmental around, the impacts that it suffers, the causes and consciences of these damages, as well the fact that some students do not build up the worry with the environment and the impairment of water resources yet, especially the Barigui river, evidenced after comparison with the limits established by the CONAMA 357 resolution, for class II rivers, in two of the three points assessed. | - |
Descrição: dc.description | A percepção ambiental consiste na tomada de consciência das problemáticas ambientais, tratando-se basicamente do ato de perceber o meio em que se está inserido, despertando o cuidado e o respeito para com este. Através da percepção ambiental o indivíduo estabelece relações de afetividade com o ambiente e pode a partir da formação de laços afetivos positivos modificar seus valores ambientais. Buscando a tomada de consciência da atual situação ambiental da Bacia Hidrográfica do Barigui por alunos de algumas escolas da região, no sentido de que estes percebam o ambiente no qual estão incluídos, aprendendo a cuidar e proteger do mesmo, o presente trabalho, que relaciona análises físico-químicas de qualidade da água e percepção ambiental foi desenvolvido. De maneira que o conjunto de dados obtidos a partir deste estudo poderá servir de base para o desenvolvimento de ações que busquem solucionar os problemas ambientais na região. Através da avaliação dos questionários aplicados pode-se perceber como os alunos da região interagem com o meio ambiente e compreender suas relações de afetividade com este e suas atitudes frente às diferentes questões ambientais. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que a maioria dos alunos percebe o ambiente ao seu redor, os impactos que estes sofrem, as causas e consequências destes danos, bem como o fato de que muitos alunos ainda não desenvolveram a preocupação com o meio e com o comprometimento dos recursos hídricos, em especial do rio Barigui, este evidenciado após comparação com os limites estabelecidos pela resolução CONAMA 357 de 2005, para rios de Classe II em dois pontos dos três avaliados. | - |
Descrição: dc.description | 5000 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química e Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água - Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental protection | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental responsibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em Processos Ambientais | - |
Título: dc.title | Percepção ambiental: um estudo de caso na bacia do rio Barigui | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: