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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.creator | Bif, Eduarda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13257 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660606 | - |
Descrição: dc.description | Certain contents in chemical science are difficult to understand due to their abstraction and complexity. These contents serve as a foundation for the assimilation of new contents, i.e., understanding them is essential for new concepts to be understood with as little lagging and misinterpretation as possible. Thus, the present study aimed to analyze the conceptions that students from two Federal Universities of Paraná, of different modalities of graduation in chemistry have about hybrid orbitals and resonance contributors, as well as related phenomena; the hybridization of atomic orbitals and resonance in molecules. To this purpose, a questionnaire and then a diagnosis were applied in order to collect these conceptions from the students and the difficulties they faced in answering the questions. The data were analyzed according to the Discourse Textual Analysis methodology and from the analysis of the answers priority was given to the alternative conceptions of these students .All conceptions were discussed at the margin of epistemological obstacles arising from students’ misconceptions and superficial. Although the research problem was delimited, it was discovered that the obstacles go beyond the initial expectations of the research indicating incongruity in basic concepts, and therefore, fundamental in chemistry. With this research, it is expected that the reasons that generate these obstacles in the learning of students and that teachers can rethink their pedagogical practice are evident. | - |
Descrição: dc.description | Certos conteúdos na ciência química são de difícil compreensão devido sua abstração e complexidade. Estes conteúdos servem de alicerce para assimilação de novos conteúdos, ou seja, compreendê-los é essencial para que conceitos novos sejam entendidos com o mínimo de defasagens e más-interpretações possíveis. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções que os alunos de duas Universidades Federais do Paraná, de modalidades diferentes de graduação em química possuem sobre orbitais híbridos e contribuintes de ressonância, bem como, os fenômenos relacionados; a hibridização de orbitais atômicos e a ressonância em moléculas. Para tanto, aplicou-se um questionário e em seguida um diagnóstico, a fim de coletar estas concepções dos alunos e as dificuldades que enfrentaram ao responder as questões. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia de Análise Textual Discursiva e a partir da análise das respostas foi dada prioridade às concepções alternativas destes estudantes. Todas as concepções foram discutidas à margem dos obstáculos epistemológicos provenientes de concepções equivocadas e superficiais dos alunos. Embora delimitada a problemática da pesquisa, descobriu-se que os obstáculos vão além das expectativas iniciais da pesquisa indicando incongruência em conceitos básicos, e, portanto, fundamentais em química. Com esta pesquisa, espera-se que se evidenciem os motivos geradores destes entraves no aprendizado dos alunos e que os professores possam repensar sua prática pedagógica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Orbitais híbridos e contribuintes de ressonância: concepções de alunos de graduação em química | - |
Título: dc.title | Hybrid orbitals and resonance contributors: conceptions of undergraduate students in chemistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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