Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ortega Junior, Rubens Robles | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9809661260335101 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortega Junior, Rubens Robles | - |
Autor(es): dc.contributor | Rossetto, José João | - |
Autor(es): dc.contributor | Galvão, Lauro Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Primon, Sandro Marcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660605 | - |
Descrição: dc.description | This work presents a proposal for a didactic sequence for the teaching of Financial Education, with contents of Elementary and Secondary Education. The approach is aligned with the National Financial Education Strategy, the educational and social technologies developed by the Brazilian Financial Education Association and the recent discussions and definitions of the National Curricular Common Base, which definitively recognizes Financial Education as a relevant subject and that must be taught in Brazilian schools. Part of this didactic sequence was applied in a mini-course taught by the author to students of the 3rd year of High School, an experiment whose results are also reported. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de Educação Financeira, com conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A abordagem está alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira, às tecnologias educacionais e sociais desenvolvidas pela Associação de Educação Financeira do Brasil e às recentes discussões e definições da Base Nacional Comum Curricular, que reconhece definitivamente a Educação Financeira como tema relevante e que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. Parte desta sequência didática foi aplicada em um minicurso ministrado pelo autor para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, experiência cujos resultados também são relatados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business mathematics -Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finance, Personal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Educação financeira nas escolas: uma proposta de ensino | - |
Título: dc.title | Financial education in schools: a teaching proposal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: