Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Christian Luiz da-
Autor(es): dc.creatorPauluk, Solange Daufembach Esser-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660593-
Descrição: dc.descriptionCom as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrônica-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Tecnologia da Informação e Comunicação-
Título: dc.titleContribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.