Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Christian Luiz da | - |
Autor(es): dc.creator | Pauluk, Solange Daufembach Esser | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660593 | - |
Descrição: dc.description | Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação | - |
Título: dc.title | Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: