Silent “E”: reflexões sobre a influência da ortografia na pronúncia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Lúcia de Castro-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Lúcia de Castro-
Autor(es): dc.contributorWerner, Maristela Pugsley-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Maria Angélica de Castilho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660582-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por finalidade levantar questionamentos e encontrar possíveis respostas para problemas relacionados a uma regra da fonética da língua inglesa chamada silent “e” ou “e” silencioso. A inobservância de tal regra pode levar a alguns fenômenos linguísticos como a paragoge e a epêntese. Por que isso acontece? Em que ponto do aprendizado de uma LE (no caso específico deste trabalho – a língua inglesa) o aluno/aprendiz precisa tomar conhecimento de regras fonéticas? O professor está preparado para ensinar aspectos de pronúncia em sala de aula? São estes alguns dos questionamentos levantados para fomentar discussões atuais e futuras no que se refere ao ensino de pronúncia da língua inglesa no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho está assim estruturado: uma introdução que apresenta o problema, o silent “e”,) e justifica a sua possível relevância. Num segundo momento, um breve relato sobre a história da língua inglesa e um levantamento resumido sobre a ortografia, sons e sílabas do inglês e do português. Na sequência, o fenômeno epêntese/paragoge relacionado ao silent “e”, e ainda um capítulo sobre a aquisição/aprendizagem e o ensino da pronúncia da língua inglesa. Segue então, uma sucinta discussão sobre as idéias principais apresentadas, e por fim, a conclusão com as considerações finais. Porém, essa última seção não traz exatamente uma resposta final para o fechamento do trabalho mas, modestamente, pretende instigar novas pesquisas e discussões relativas ao tema principal, o silent “e”.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Fonética-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Pronúncia-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Phonetics-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Pronunciation  -
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titleSilent “E”: reflexões sobre a influência da ortografia na pronúncia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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