Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorCrepaldi, Cristiane Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660538-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental II. Para tanto realizou-se uma análise qualitativa e documental da conceituação, exemplos e atividades propostas pelos autores em livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo PNLD e adotados em escolas da Rede Estadual de São Paulo. Tal análise teve como objetivo buscar nesses materiais indícios e evidências que trouxessem respostas a alguns questionamentos propostos no livro “Nada na língua é por acaso” pelo linguista Marcos Bagno para orientar a análise de materiais didáticos, tais como: O tratamento dado à variação linguística se limita às variedades rurais e/ou regionais? O tratamento da variação fica limitado ao sotaque e ao léxico, ou também aborda fenômenos gramaticais? Como resultado, os dados levantados evidenciaram que o tema ainda é subaproveitado e apresentado de forma superficial em boa parte dos materiais disponíveis, direcionando o tema especialmente para questões relativas ao sotaque e léxico regionais. Espera-se que este trabalho promova reflexão e possibilite discussões mais aprofundadas sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Variation-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleAnálise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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