Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Crepaldi, Cristiane Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660538 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental II. Para tanto realizou-se uma análise qualitativa e documental da conceituação, exemplos e atividades propostas pelos autores em livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo PNLD e adotados em escolas da Rede Estadual de São Paulo. Tal análise teve como objetivo buscar nesses materiais indícios e evidências que trouxessem respostas a alguns questionamentos propostos no livro “Nada na língua é por acaso” pelo linguista Marcos Bagno para orientar a análise de materiais didáticos, tais como: O tratamento dado à variação linguística se limita às variedades rurais e/ou regionais? O tratamento da variação fica limitado ao sotaque e ao léxico, ou também aborda fenômenos gramaticais? Como resultado, os dados levantados evidenciaram que o tema ainda é subaproveitado e apresentado de forma superficial em boa parte dos materiais disponíveis, direcionando o tema especialmente para questões relativas ao sotaque e léxico regionais. Espera-se que este trabalho promova reflexão e possibilite discussões mais aprofundadas sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Variation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: