Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peloso, Franciele Clara | - |
Autor(es): dc.contributor | Peloso, Franciele Clara | - |
Autor(es): dc.contributor | Parise, Lourdes Terezinha Graebin | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Gotz, Giseli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14793 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660535 | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to study the class, considering it, in essence, as a pedagogical act. There are several problems that involve the classroom at the present time and that hinder the learning process. In this logic, there are several theoretical pedagogical conceptions that can permeate and influence the teacher's classroom and didactics. Therefore, in order to understand how these conceptions are formed in a licentiate course, a research with UTFPR Pato Branco teachers, of the Letters Teacher Certification Program in Portuguese-English, containing two questions related to the conception of class of these students was carried out. Thus, it was possible to analyze the answers of students of the first and eighth period, of the above mentioned course, with a comparative study of the answers allied to the theoretical conceptions presented in the reasoning. Regarding the results, it was noticeable that there are several conceptions in the same class, especially in the first period. However, when students have already had the opportunity to attend most of the subjects of the curricular matrix of the course and have completed the internship, these conceptions have more uniformity, since a great part of the answers of the students of the eighth period contained similar information and opinions. Most of the students' responses to the course were related to Historical-Critical Pedagogy and to Liberating Pedagogy. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objeto de estudo a aula, considerando-a, em sua essência, como um ato pedagógico. Existem diversas problemáticas que envolvem a aula na atualidade e que dificultam o processo de aprendizagem. Nessa lógica, existem diversas concepções teóricas pedagógicas que podem permear e influenciar na aula e na didática do professor. Para tanto, a fim de entender como essas concepções se formam em um curso de licenciatura, uma pesquisa com professores em formação da UTFPR Pato Branco, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, contendo duas perguntas relacionadas à concepção de aula desses foi realizada. Assim, foi possível analisar as respostas de estudantes do primeiro e oitavo período do curso supracitado, com um estudo comparativo das respostas aliadas às concepções teóricas apresentadas na fundamentação. Quanto aos resultados, foi perceptível que existem várias concepções em uma mesma turma, principalmente no primeiro período. No entanto, quando os alunos já tiveram a oportunidade de cursar a maioria das disciplinas da matriz curricular do curso e realizaram o estágio, essas concepções possuem mais uniformidade, pois grande parte das respostas dos alunos do oitavo período continham informações e opiniões parecidas. A maioria das respostas dos alunos concluintes do curso possuía relação com a Pedagogia Histórico-Crítica e com a Pedagogia Libertadora. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Concepções de aula: análise do perfil docente dos estudantes do curso de licenciatura em letras da UTFPR Pato Branco | - |
Título: dc.title | Class conception: analysis of the teaching profile of undergraduate students in letters of UTFPR Pato Branco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: