Peri e o bom selvagem: análise da obra O Guarani de José de Alencar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Mariana Sbaraini-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Mariana Sbaraini-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorBorin, Luciana Leme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660524-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho analisará a obra brasileira indianista e romântica O Guarani de José de Alencar sob a perspectiva do mito do bom selvagem rousseauniano, levando-se em consideração, ainda, aspectos como a época descrita no romance, o momento histórico em que a trama foi escrita e dados biográficos de seu autor. Tudo isso com o objetivo, por meio de pesquisa bibliográfica, de obter material para desmistificar a relação entre o mito do bom selvagem e o romantismo indianista brasileiro. Para que isso fosse realizado a técnica metodológica utilizada foi a leitura e separação catalogada bibliograficamente dos temas lidos para então sintetizar os conhecimentos e colher as melhores citações exemplificativas para o trabalho em comento. Com o trabalho separado por tópicos, pensados de forma didática para que o leitor entendesse o tema, foi possível, então, fazer o texto numa linha que pudesse alcançar seu principal objetivo: inovação na forma de ensinar e ver o romantismo indianista no Brasil. Objetivo esse alcançado por meio da análise da obra O Guarani de José Martiniano de Alencar. Assim, foi ainda possível separar a ideia de que a essência da escrita indianista romântica brasileira tenha alguma ligação com o estudo do mito do bom selvagem de Rousseau ou, em menor ênfase, ao mau selvagem descrito por Hobbes. Será mostrado que se pode sim ligar as teorias rousseaunianas e hobbesianas, mas que estas não necessariamente foram a base de estudo consideradas na escrita indianista e romântica brasileira, bem como que a identidade e busca de um herói nacional tida na literatura como o índio pode ser também desmistificada com esse estudo, tendo o exemplo do personagem principal de O Guarani, o índio Peri e sua trajetória no enredo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectO bom selvagem-
Palavras-chave: dc.subjectRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectNoble savage-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titlePeri e o bom selvagem: análise da obra O Guarani de José de Alencar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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