Revisão bibliográfica sobre processo da aquisição do inglês como segunda língua na primeira infância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWinfield, Claudia Marchese-
Autor(es): dc.contributorWinfield, Claudia Marchese-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorRuffini, Mirian-
Autor(es): dc.creatorKozikoski, Jóice Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660484-
Descrição: dc.descriptionThis work investigates the acquisition process of English as a second language in early childhood. Highlighting the relationship between cognitive development, mother tongue development, and factors like the age, family and social context in second language acquisition. The study in second language acquisition involving children has been getting stronger due to several reasons, including the increasing number of bilingual schools and the high exposure of the children to English language through the internet, cartoons and similar sources. The study was carried out by means of bibliographic research about children‟s development, language development, second and first language acquisition, bilingual studies. The selection of readings started from broad themes to specifics ones, using articles and books related the topics above. The main authors reviewed for the study were Jean Piaget (1896 – 1980), Lev Vygotsky (2007), Marcello Marcelino (2009), Eric Lennenberg (1969), Ellen Bialystok (1988, 2008, 2012), among others. Study results suggest that age is a factor that facilitates second language acquisition in early childhood. However, family, social and cultural interaction that offer children contact with a second language is another necessary condition for language acquisition. As regards bilingualism, it is possible to notice code-switching is recurring phenomenon and it does not indicate a cognitive disadvantage. Similarly to second language acquisition, interaction in cultural, social and family circles are indispensable for bilingual development.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho procura investigar o processo da aquisição da língua inglesa como segunda língua para as crianças que estão na primeira infância. Destacando a relação entre o desenvolvimento cerebral, o desenvolvimento da língua materna e fatores como a idade com a aquisição de uma segunda língua, e sua contribuição para o também desenvolvimento da língua materna pelas crianças. Tendo em vista a aquisição simultânea de língua materna e segunda língua. O estudo em aquisição de segunda língua em crianças vem se fortalecendo, devido ao crescente número de escolas bilíngues no Brasil e à alta exposição das crianças à língua inglesa através da internet, desenhos animados, e afins. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de estudos sobre desenvolvimento infantil, desenvolvimento linguístico, aquisição de primeira e segunda língua, bem como bilinguismo. A seleção das leituras partiu de temática mais ampla para a mais específica, utilizando artigos e livros relacionados aos temas supracitados, sendo que os principais autores para o trabalho foram Jean Piaget (1896 – 1980), Lev Vygotsky (2007), Marcello Marcelino (2009), Eric Lennenberg (1969), Ellen Bialystok (1988, 2008, 2012), entre outros. O resultado final das leituras sugere que a aquisição de uma segunda língua na infância é facilitada pelo fator idade. Entretanto, a interação no meio social e cultural que ofereça contato com a segunda língua é outra condição necessária para sua aquisição. No que tange ao bilinguismo, percebe-se que o code-switching é um fenômeno muito recorrente e não representa uma defasagem cognitiva. Assim como na aquisição da segunda língua, a interação nas esferas culturais e sociais que ofereçam duas línguas também são indispensáveis para a aquisição bilíngue.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBilingüismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectBilingüismo-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguism in children-
Palavras-chave: dc.subjectBilingualism-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectNative language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleRevisão bibliográfica sobre processo da aquisição do inglês como segunda língua na primeira infância-
Título: dc.titleBibliographic review about english acquisition process like a second language in the first childhood-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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