Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ciavolella, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660442 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: