A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais

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Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.creatorCiavolella, Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660442-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectComputer literacy-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment reading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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