Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.creator | Bertagi, Letícia Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660440 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the false and unverified scientific information that is disseminated on the internet and how the science teacher can use this to plan his classes. The work applied online questionnaires to verify the students’ knowledge about the definition of science, the scientific method, and the students' attitudes towards out of context and wrong scientific information and terms that are transmitted on the internet. The questionnaire demonstrated that students see science as the study of nature and everything that involves it, this study being in-depth and seen by most students as isolated and concrete, as it is derived from experiments that test a theory or hypothesis. Most of the interviewees studied or heard about scientific method and this proved to be important considering that the questionnaire responses showed that students tend to check the information that is considered scientific in the network consulted with family, teachers and research tools in the Internet. The work suggests that teachers can be the guide for students to be able to identify, question and correct fake news in the area of science. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática as fake news na área de ciências que são disseminadas na internet e a relação do professor de ciências frente a à essa situação buscando alternativas de como o educador pode utilizar desse tópico para planejar suas aulas. O trabalho aplicou questionários online para verificar o conhecimento dos alunos sobre a definição de ciências, do método científico e as atitudes dos alunos com relação a termos e informações científicas fora de contexto e erradas que são veiculadas na internet. O questionário demonstrou que os alunos enxergam a ciência como o estudo da natureza e tudo que a envolve, sendo que a ciência na visão da maioria dos alunos como uma área isolada e concreta, pois é derivado de experimentos que testam uma teoria ou hipótese. A maioria dos entrevistados estudou ou já ouviu falar sobre método científico e isso se provou importante tendo em vista que as respostas dos questionários mostraram que os alunos que possuem esse conhecimento tendem a verificar as informações que são tidas como científicas nas redes consultando familiares, professores e ferramentas de pesquisa na internet. O trabalho sugere que professores podem ser o guia para que os alunos sejam capazes de identificar, questionar e corrigir fake news na área de ciências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | O ensino de ciências frente à disseminação de fake news | - |
Título: dc.title | Teaching science facing dissemination of fake news | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: