Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Andreia de Fatima Rutiquewiski | - |
Autor(es): dc.contributor | Mesquita, Fabio Luis Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Bortoluzzi, Bianca Móra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660437 | - |
Descrição: dc.description | This research presents a conceptual theoretical approach to the question of discursive genres for elementary education which are present in the Common National Curricular Basis. It discusses the concepts of discursive genres and official education documents as well as their relationship with the teaching of the Portuguese language. It brings as a result of the study a panorama of the discursive genres presented in the National Common Curricular Base to be worked in the discipline of Portuguese. The results obtained when analyzing the discursive genres taught in the discipline of Portuguese in elementary school I and II were that the discursive genres are organized by fields of daily life, artistic-literary practice of study and research, media journalistic of public life and of acting in public life. There is a great emphasis in multisemiotic genres and aspects related to the multiple traits, mainly in elementary education II. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão dos gêneros discursivos para o ensino fundamental I e II e que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discute os conceitos de gêneros discursivos e os documentos oficiais da educação, bem como sua relação com ao ensino de língua portuguesa. Traz como resultado do estudo um panorama dos gêneros discursivos apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para serem trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos ao analisarmos os gêneros discursivos, ensinados na disciplina de Língua Portuguesa, no ensino fundamental I e II foram que os gêneros discursivos são organizados por campos de atuação da vida cotidiana, artístico-literário, das práticas de estudo e pesquisa, jornalísticomidiático, da vida pública e da atuação na vida pública. E há uma grande ênfase em gêneros multissemióticos e de aspectos ligados aos multiletramentos, principalmente no ensino fundamental II. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Records | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | - |
Título: dc.title | Análise da inserção de gêneros discursivos na base nacional comum curricular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: