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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bineli, Aulus Roberto Romão | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Sabrina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski | - |
Autor(es): dc.contributor | Costanzi, Ricardo Nagamine | - |
Autor(es): dc.contributor | Bineli, Aulus Roberto Romão | - |
Autor(es): dc.creator | Uzêda, Talita Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:47:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:47:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12040 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660429 | - |
Descrição: dc.description | Lubricant Oil is a petroleum product with many applications in the automotive and industrial sectors. Using this liquid, however, generates a high polluting potential residue to water, soil and air (Wasted Lubricant Oil – WLO). The disposal of this waste can vary from burning, for energy production, to recycling. In Brazil, the mandatory allocation by law is the recovery and purification of the residue by re-refining process. The determination of an eco-friendly disposal process depends on the analysis of environmental aspects and impacts generated by the whole life cycle of the products, and the Life Cycle Assessment (LCA) is an excellent tool to carry out this type of analysis. This study aimed to conduct a Systematic Literature Review (SLR) for a better understanding of the subject and also of the previous studies on this same subject and to guide the application of simplified LCA to determine the environmental profile of the Re-refined Lubricant Oil (RLO). The results of the SLR showed a scarcity of studies on this topic. Among the studies found that aimed to compare the alternatives for disposal of WLO, six in nine indicated the re-refining as environmentally friendly method. A simplified LCA, performed by the Dfe Matrix methodology, presented the RLO with average performance, highlighting the step product usage as the more impactful, once it is the step where WLO is generated, and the stages of distribution and packaging as the least impactful. Regarding environmental aspects, the solid waste generation showed lower environmental impact, emphasizing the high recyclability of WLO and of the packaging material commonly used in commercializing the product. | - |
Descrição: dc.description | O Óleo Lubrificante é um derivado de petróleo com aplicações diversas no setor automobilístico e industrial. O uso deste líquido, no entanto, gera um resíduo de alto potencial poluidor para águas, solos e ar (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – OLUC). A destinação deste resíduo pode variar da queima, para a produção energética, à reciclagem. No Brasil, a destinação obrigatória por lei é o processo de recuperação e purificação do resíduo por meio do rerrefino. A determinação do processo de destinação ambientalmente favorável depende da análise de aspectos e impactos ambientais decorrentes de todo o ciclo de vida do produto, sendo a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) uma ferramenta indicada para este tipo de análise. Este trabalho teve como objetivo a realização de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), para melhor entendimento do tema e dos estudos já realizados com esta temática, e a condução de uma ACV simplificada, para determinação do perfil ambiental do Óleo Lubrificante Rerrefinado (OLR). Os resultados da RBS mostraram carência em relação à existência de estudos neste tema. Dos trabalhos encontrados que objetivaram comparar as formas de destinação do OLUC, seis em nove, indicaram o rerrefino como método ambientalmente favorável. A ACV simplificada, executada por meio da metodologia da Matriz Dfe, apresentou o OLR com desempenho médio, destacando a etapa de uso do produto como a mais impactante, por se tratar da etapa em que é gerado o OLUC, e as etapas de distribuição e embalagem como as menos impactantes. Em relação aos aspectos ambientais, a geração de resíduos sólidos apresentou menor impacto ambiental, reforçando a alta reciclabilidade do OLUC e das embalagens comumente utilizadas para a comercialização do produto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclo de vida do produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óleos lubrificantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product life cicle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lubricating oils | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Avaliação do ciclo de vida do óleo lubrificante rerrefinado: aplicação de um método simplificado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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