A relação leitura e escrita: investigando hábitos e influências na produção textual dos alunos E.M

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.creatorFavoni, Claudia Cristina Bertaglia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20753-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660418-
Descrição: dc.descriptionLa enseñanza de la lectura, en el contexto escolar tiene como objetivo la formación de lectores competente y la formación de lectores consecuentemente aptos a la comunicación de la escritura. Todavía las escuelas ven demostrando dificultades en la formación de lectores asiduos. Delante de eso, esta pesquisa demanda entender si el hábito de la lectura influencia directamente en la producción de la escritura de los alumnos. Buscado investigar tres alumnos del bachillerato de escuelas públicas, buscando comprender su trayectoria de lectura y escritura. Para analizar la producción textual realizada por ellos mismos, busca embasamiento en cinco criterios de Koch referentes a la coherencia. Los análisis apuntan que no basta solo leer, mas también es preciso adquirir junto con la lectura la escritura siempre haciendo un paralelo entre una y otra. Un de los puntos importantes de esa pesquisa es compartir con los educadores informaciones concretas sobre el papel de la lectura en la producción de escritura, para que podamos comprender esa relación y juntos repensar en el proceso de la enseñanza.-
Descrição: dc.descriptionO ensino da leitura, no contexto escolar, objetiva a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores aptos à comunicação escrita. Entretanto, as escolas vêm demonstrando dificuldades na formação de leitores assíduos. Diante disso, esta pesquisa procura entender se o hábito da leitura influencia na produção escrita dos alunos. Procurou-se investigar três alunos do Ensino Médio de escolas públicas, buscando compreender sua trajetória de leitura e escrita. Para analisar a produção textual feita pelos mesmos, procurou-se embasamento em cinco critérios de Koch referente à coerência. As analises apontam que não basta apenas ler, mas também é preciso adquirir junto com a leitura a escrita, sempre fazendo um paralelo entre uma e outra. Um dos pontos importantes dessa pesquisa é compartilhar com os educadores informações concretas sobre o papel da leitura na produção da escrita, para que possamos compreender essa relação e juntos pensar em um processo de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment reading-
Palavras-chave: dc.subjectReading comprehension-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA relação leitura e escrita: investigando hábitos e influências na produção textual dos alunos E.M-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.