Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menon, Mauricio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1174-4027 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Júlio César França | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6293-8235 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8257781857185110 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stankiewicz, Mariese Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1066-2975 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1838228057601113 | - |
Autor(es): dc.contributor | Menon, Maurício Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1174-4027 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ruffini, Mirian | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3222-2519 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5463489037520178 | - |
Autor(es): dc.creator | Anater, Rubens Chioca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660397 | - |
Descrição: dc.description | This work intends to demonstrate how the places shown in the narratives are important for the construction of the cosmic horror in the literature of H. P. Lovecraft. For this purpose, we discuss concepts about the spatialities within literature: mainly Borges Filho’s (2007) topoanalysis, among other essential authors and concepts for the discussion of the literary places, like Tally Jr’s topophrenia (2019). The work also talks about Lovecraft’s formation, opinions and philosophies, all of which had great influence on his literature’s development. For that, we’ve quoted authors like Joshi (2017) and Scotuzzi (2019). Through that, this work presents a general view of lovecraftian literature. From that view, we could go into the goal of analysing the composition of spatiality in eight Lovecraft’s stories that present his mature aesthetics, which is more known in his Cthulhu Mythos. The selected tales are “The call of Cthulhu” (1928), “The Dunwich horror” (1929), “The whisperer in darkness” (1931), “At the mountains of madness” (1936), “The shadow over Innsmouth” (1936), “The shadow out of time” (1936), “The haunter of the dark” (1936)” and “The horror at Red Hook” (1927). We point, as main elements of his spatiality, the desolation and isolation, the presence of the abyss – on time and space –and of the terrifying nature’s sublime, the scientific and full of adjectives descriptions, the aversion of decadence, counterpointed by an appreciation of old and traditional things, and the presence of thresholds, where a resistant tradition seeks to protect itself from assaults from beyond. With that analysis, we can see how these elements conjure the reader’s fears and take part in the composition of the lovecraftian cosmic horror, specially when the author explores spatial abysses and their effects on the human mind. Beyond that, the spatial approach also allows a better understanding of the origins of the fear and the social relations in lovecraftian narratives. Also, it shows a glimpse of Lovecraft’s legacy in new writers, who create parodies, pastiches and tributes to his works. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo demonstrar como os lugares expostos na narrativa são centrais para a construção do horror cósmico na obra de H. P. Lovecraft. Para tanto, discutem-se conceitos que envolvem a espacialidade dentro da literatura, principalmente a topoanálise de Borges Filho (2007), além de outros autores e conceitos essenciais para a discussão dos lugares literários, como a topofrenia de Tally Jr. (2019). Elencam-se também elaborações a respeito da formação, das opiniões e das filosofias de Lovecraft, que possuem grande influência sobre a composição de sua obra, valendo-se, para tanto, de autores como Joshi (2017) e Scotuzzi (2019). Apresenta-se, com isso, uma visão geral da literatura lovecraftiana, a partir da qual pode-se partir para o objetivo de analisar a composição da espacialidade em oito contos de Lovecraft, que apresentam a estética madura do autor, que é a mais reconhecida nos Mitos de Cthulhu. Os contos selecionados são “The call of Cthulhu” (1928), “The Dunwich horror” (1929), “The whisperer in darkness” (1931), “At the mountains of madness” (1936), “The shadow over Innsmouth” (1936), “The shadow out of time” (1936), “The haunter of the dark” (1936) e “The horror at Red Hook” (1927). Pontuam-se como elementos centrais dessa espacialidade a desolação e o isolamento, a presença de abismos – tanto espaciais quanto temporais –, as descrições científicas e extremamente adjetivadas, a aversão à decadência, contraposta por uma apreciação do que é tradicional e antigo, e a presença de lugares de fronteira, onde uma tradição acastelada busca se proteger de investidas externas. Com tal análise, pode-se ver como esses elementos conjuram os medos no leitor e fazem parte da composição do horror cósmico lovecraftiano, principalmente quando o autor explora abismos espaciais e seus impactos na mente humana. Além disso, a abordagem espacial permite também uma compreensão mais afinada das origens do medo e da relação social nas narrativas de Lovecraft, e ainda uma visão do legado lovecraftiano em novos autores que produzem paródias, pastiches e homenagens a seus textos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terror na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horror in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary form | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Vislumbres do abismo: o desenvolvimento do horror nos espaços literários em H. P. Lovecraft | - |
Título: dc.title | Glimpses of the abyss: the development of horror in H. P. Lovecraft’s literary spaces | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: