Morte não usa calcinha: um livro de imagens inspirado nas histórias do Palhaço da Kombi publicadas pelo jornal Notícias Populares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaz, Liber Eugênio-
Autor(es): dc.creatorMachado, Lucas Depolo-
Autor(es): dc.creatorZortéa, Meline D’Agnoluzzo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660378-
Descrição: dc.descriptionThe current essay analyses a popular brazilian newspaper called Notícias Populares, more specifically an urban myth of a clown created by the newspaper itself. The analysis was important for the production of a photo session, followed by the creation of a book inspired by the urban myth. The goal of this research was to use more images and less text to represent the story and make it understandable. The designers explored a range of fields, such as photography, semiotics and style, at the same time they searched deep into the newspaper pointing some of its main graphic features. These information, mixed with concepts of grunge, new media art and lomography were important to set a style on how the images would look alike in the end. The final result was a book full of conceptual images, which instigates who reads it to explore it deeply.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho faz uma análise do jornal Notícias Populares, adentrando na lenda do palhaço da Kombi, criada pelo próprio veículo de informação. Essa análise serviu como base para uma sessão de fotos e posterior criação de um livro de imagens inspirados nessa lenda. O livro busca representar visualmente, com o uso mais acentuado de imagens, em detrimento ao texto, a história da lenda e, assim, situar o espectador dentro desse boato que assombrou São Paulo na década de 90. Foram abordados conceitos de fotografia, semiótica, estilo e foi realizado um estudo minucioso sobre o jornal, levando em consideração o contexto histórico do período e a construção gráfica do impresso. A partir dessas informações, utilizou-se conceitos do Grunge, New Media Art e Lomografia para embasar os tratamentos e imagens criadas com a fotografia do palhaço. O resultado final foi um livro rico em imagens que reflete a personalidade psicótica da figura do palhaço e instiga cada espectador a mergulhar e buscar a própria interpretação para a história.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Desenho Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectJornais - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectJornais - Ilustrações-
Palavras-chave: dc.subjectPalhaços - Lendas-
Palavras-chave: dc.subjectNewspapers - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectContent analysis (Communication)-
Palavras-chave: dc.subjectNewspapers - Illustrations-
Palavras-chave: dc.subjectClowns - Legends-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleMorte não usa calcinha: um livro de imagens inspirado nas histórias do Palhaço da Kombi publicadas pelo jornal Notícias Populares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.