Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Porcu, Ornella Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Macacari, Priscila da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660346 | - |
Descrição: dc.description | To promote understanding the present study investigated this difficulty on learning mathematics known as Dyscalculia and systematically understands the factors that interfere the ability of the logical thinking required for the calculation in order to develop facilitating tools and guidelines for teaching. The methodology used in the survey resulted in a bibliographic survey, through qualitative analysis of data and relevant information regarding the causes, forms and prevalence of the disorder, as well as the identification of psycho assertive procedures and processes. The results let us complete that the literature related to the subject is scarce being the information generic, not specific, little comprehensive and generally aggregated to many other learning difficulties. Regarding Dyscalculia, findings allowed us defining it as a disorder that affects the ability with numbers so that the person gets confused with mathematics concepts and operations, sequence of numbers, counting, formulas and even on using mathematics in everyday life, thus affecting student’s learning. It can be also associated to neurologic condition among them, cerebral palsy, mental retardation, epilepsy and psychological factors like depression and stress. Furthermore, the reference to the intervention strategies on learning difficulties in mathematics is minimal. A larger number of studies related to the topic is necessary, in order teachers and professionals involved with the problem of Dyscalculia can be guided and benefited from them in finding intervention solutions and strategies with carriers of the disorder. | - |
Descrição: dc.description | Para favorecer a compreensão a presente pesquisa objetivou investigar a essa dificuldade na aprendizagem da matemática denominada como Discalculia e compreender de forma sistemática os elementos que dificultam a capacidade do pensamento lógico exigido no cálculo, visando a elaboração de ferramentas e orientações facilitadora da ação docente. A metodologia utilizada na pesquisa implicou em um levantamento bibliográfico, por meio de análise qualitativa de dados e informações pertinentes quanto às causas, formas e prevalências do transtorno, bem como a identificação de procedimentos e processos psicopedagógicos assertivos. Os resultados permitiram concluir que a bibliografia relacionada a temática é escassa sendo as informações genéricas, inespecíficas, pouco abrangentes e geralmente, agregadas a várias outras dificuldades de aprendizagem. Em relação a Discalculia os achados permitiram definí-la como um distúrbio que afeta a habilidade com os números fazendo com que a pessoa se confunda em operações e conceitos matemáticos, seqüência numéricas, contagens, fórmulas e até na utilização da matemática no dia a dia, afetando assim a aprendizagem do aluno. Pode associar-se, também a quadros neurológicos entre os quais paralisia cerebral, deficiência mental, epilepsia e psicológicos como depressão e o estresse. Além disso, a referência às estratégias de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática é ínfima. Um maior número de estudos relacionados ao tema faz-se necessário, a fim de que docentes e profissionais envolvidos com a problemática da discalculia possam pautar-se e beneficiar-se dos mesmos na busca de soluções e estratégias de intervenção junto aos portadores do transtorno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com distúrbios da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e lógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning disabled children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Discalculia: transtorno de aprendizagem em matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: