Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Carletto | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Jhones Donizetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21054 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660344 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho apresentado no I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas da Geografia e XXII Semana de Geografia | - |
Descrição: dc.description | This study has aimed to apply teaching practices in order to better understanding of environmental issues by students of Franciscano Nossa Senhora do Carmo School, in Guaira, PR, referring to structure and operation of the Basin Stream Marginal (BHCM), located in same city. This teaching has succeeded by applying dynamic practical teaching to analyze the students' knowledge about it and promote further learning. First, we applied a quiz to discover in what level the environmental design students about BHCM was at the beginning of the project. Later, the students increased their knowledge through dialogued and expository explanations with an open of discussions to better understand the study. In terms of methods and techniques, the project: a) there were didactic constructions (models, location maps sketches and paintings to analyze the landscape physiology) and b) performed field classes to better understand the theory. By analyzing and comparing the results of the survey it was understood where students should focus more environmental education on matters related to the structure and functioning of BHCM, critically influencing the ways of thinking, acting and noticing the environment which they belong to, realizing man as intensifier environmental impacts inclusive in the natural / built. The student’s perception revealed content not manifest of experiences in relation to the environmental impacts associated with standards of local land use, the conservation as attribution of meanings to BHCM, and natural features such as key determinants of preferences and of landscapes quality. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve por objetivo aplicar práticas de ensino com vistas a melhor compreensão de questões ambientais por alunos do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, de Guaíra-PR, referente à estrutura e funcionamento da Bacia Hidrográfica do Córrego Marginal (BHCM), localizado no mesmo município. Esse ensino teve êxito através da aplicação de práticas de ensino dinâmicas para analisar o conhecimento dos alunos a respeito e promover um maior aprendizado. Primeiro, aplicou-se um questionário para analisar em que nível estava a concepção ambiental dos alunos sobre a BHCM no começo do projeto. Posteriormente, os discentes ampliaram seus conhecimentos através de explicações dialogadas e expositivas com abertura de discussões para melhor compreensão do estudo. Em termos de métodos e técnicas, o projeto: a) houve construções didáticas (maquetes, esboços de mapas de localização e pinturas para analisar a fisiologia da paisagem) e; b) realizaram aulas de campo para compreender melhor a teoria. Ao analisar e comparar os resultados do questionário compreendeu-se onde os alunos deveriam focar mais a educação ambiental sobre os assuntos pertinentes à estrutura e funcionamento da BHCM, influenciando criticamente os modos de pensar, de agir e de perceber o meio ao qual estão inseridos, percebendo o homem como intensificador dos impactos ambientais, incluso no meio natural/construído. A percepção dos discentes revelou um conteúdo não manifesto de experiências vivenciadas em relação aos impactos ambientais associados aos padrões de uso do solo locais, a conservação como atribuição de significados para a BHCM, e as características naturais como principais determinantes das preferências e da qualidade das paisagens. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bacias hidrográficas urbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban watersheds | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact statements | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância das práticas de ensino voltadas para a educação ambiental: uma experiência no Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, Guaíra (PR) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: