Análise da formação inicial de professores de ciências e biologia em relação às práticas de inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Renan de Bastos-
Autor(es): dc.creatorParis, Taciane Peter-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660338-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to realize a documentary analysis of the disciplines‟ teaching plans of the Biological Sciences Course of UTFPR - Campus Dois Vizinhos, seeking to identify how the content related to inclusion is contemplated, in order to understand how is constitute the formation of teachers to act with Inclusive Education and to identify which subjects work contents related to inclusion. Subsequently, is made an interview with the teachers, whose disciplines contemplate these contents, allowing the knowledge of their opinion, their impressions and their conduct towards the subject. The research‟s methodology used was the qualitative with the theoretical contribution of Content Analysis anchored in Laurence Bardin. Through this analysis it is concluded that the training of future graduates in Science and Biology in relation to the practices aimed at the inclusion of UTFPR-Campus Dois Vizinhos is quite lagged by the fact that only two disciplines present contents related to inclusion, of which one is optative, that is, not everyone will attend it.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa realizar uma análise documental dos planos de ensino das disciplinas do curso de Ciências Biológicas da UTFPR - Campus Dois Vizinhos, buscando identificar como são contemplados os conteúdos relacionados à inclusão, a fim de compreender como se constitui a formação de professores para atuar com a Educação Inclusiva e identificar quais as disciplinas que trabalham conteúdos voltados à inclusão. Posteriormente é feita uma entrevista com os professores cujas disciplinas contemplam esses conteúdos, permitindo o conhecimento da sua opinião, das suas impressões e a sua conduta perante o assunto. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa com aporte teórico de Análise de Conteúdo ancorado em Laurence Bardin. Através desta análise conclui-se que a formação de futuros graduados em Ciências e Biologia em relação às práticas voltadas à inclusão da UTFPRCampus Dois Vizinhos é bastante defasada pelo fato de que apenas duas disciplinas apresentam conteúdos relacionados à inclusão sendo que deste total uma é optativa, ou seja, nem todos irão cursá-la.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Aims and objectives-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAnálise da formação inicial de professores de ciências e biologia em relação às práticas de inclusão-
Título: dc.titleAnalysis of the initial training of teachers of Sciences and Biology in relation to the practices of inclusion-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.