Inclusão de surdos no CEEBJA: uma reflexão crítica contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValentin, Silvana Mendonça Lopes-
Autor(es): dc.creatorMarquetti, Eloiza Piana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660286-
Descrição: dc.descriptionThis research that talks about the inclusion of deaf people who attended the Youth and Adult Education (EJA) in State Center for Youth and Adults (CEEBJA) aimed to present the historical aspects of the deaf students, its limitations and its special features to an effective work inclusion of deaf students in the classroom. Looking for a better understanding of the historical aspects of the deaf; researching their life story, to better understand the inclusion process and its limitations; knowing the school life of the deaf to their entry into adult education, raising the positive aspects of inclusion the deaf and listing the main difficulties of the teachers concerning the entry of the deaf in school. In addition to other objectives, was also sought an overview of the pros and cons of including these students and to some extent, contribute to improvements in learning them. To reach the proposed objectives, was used a field survey where respondents were deaf, sign language interpreters and teachers, who worked with the deaf at the time of survey. By analyzing the responses of the interviewees came to the conclusion that the major problem encountered in schools of CEEBJA between deaf and hearing, communication is still a factor, it was found that most education professionals do not had knowledge of Brazilian Sign Language (LIBRAS), and most of them never had specific training for working with deaf or any kind of training in the area of inclusion. Still, lack of training courses for education professionals, in order to contemplate a quality education for the inclusion of the deaf students.-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa, que abordou a inclusão de Surdos que frequentavam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (CEEBJA), teve como objetivo geral apresentar os aspectos históricos do Surdo, suas limitações e suas particularidades, para um trabalho mais efetivo da inclusão desses sujeitos na comunidade escolar. Para tanto, buscou-se uma maior compreensão dos aspectos históricos dos Surdos; pesquisando sua história de vida, para melhor entender o processo de inclusão e suas limitações; conhecendo a vida escolar do Surdo até seu ingresso na EJA; levantando os aspectos positivos da inclusão pelo Surdo e enumerando as principais dificuldades dos professores quanto ao ingresso dos Surdos nos bancos escolares. Além de outros objetivos, pretendeu-se também, ter uma visão geral dos pontos positivos e negativos da inclusão destes alunos e, de certa forma, contribuir para melhorias na aprendizagem dos mesmos. Para chegar aos objetivos propostos, utilizou-se uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados Surdos, intérpretes e professores, que trabalhavam com Surdos no momento da realização da pesquisa. Através da análise das respostas dos sujeitos entrevistados, chegou-se à conclusão que, o maior problema encontrado nos bancos escolares do CEEBJA, entre Surdos e ouvintes, ainda é o fator comunicação, pois foi constatado que, a maior parte dos profissionais da educação não tinha o conhecimento de LIBRAS e, a maioria deles, nunca teve formação específica para trabalhar com Surdos ou qualquer tipo de capacitação na área da inclusão. Ainda, faltam cursos de capacitação para os profissionais da educação, de forma a contemplar uma educação de qualidade para a inclusão de Surdos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian sign language-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleInclusão de surdos no CEEBJA: uma reflexão crítica contemporânea-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.