Água preservar para não faltar: contribuições de uma unidade didática para o ensino de química na perspectiva CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.contributorStevanato, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.contributorStevanato, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorLima, João Paulo Camargo de-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.creatorJacinto, Samila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660222-
Descrição: dc.descriptionThe current science education in Brazilian public schools is outdated and no longer meets the needs presented by this new generation of students, while society continued to evolve over the past few years, politically, socially, scientifically and specially technologically. In this context, there is the need for a more contextualized and dynamic chemistry teaching, aimed at solving social problems that can give meaning to the chemical concepts and sharpen the criticality of the students, so contributing to the formation of reflective citizens who know how to make intelligent decisions, and aspire for changes aimed at improving the quality of life for all. Given these considerations, this research aims to investigate the implications of a teaching unit developed by the researcher of this work, whose focus list the methodological aspects of the STS approach in chemistry teaching, related to the theme water, association of chemical knowledge and environmental problems to a high school student class in a public school in the city of Cambé -PR. This work is characterized as a qualitative research and respects the following steps: preparation of the didactic unit and the initial and final questionnaires, application of the initial questionnaire, use of the didactic unit and application of the final questionnaire. Finally, this research is expected to contribute to future practices in Chemistry Teaching as an aid to promote scientific literacy as such as the results found in this study. The Didatic unit based on the STS approach proved to be effective as students involved in research were able associate the chemical knowledge and socio-environmental problems with in water and its treatments forms. thus the use of this unit Didactics with CTS focus as an educational tool.-
Descrição: dc.descriptionO atual ensino de ciências nas escolas públicas brasileiras se encontra defasado e não atende mais as necessidades apresentadas por essa nova geração de estudantes, ao passo que a sociedade persistiu evoluindo ao longo dos últimos anos, quanto aos aspectos políticos, sociais, científicos e, principalmente, tecnológicos. Neste sentido, percebe-se a necessidade de um Ensino de Química contextualizado e dinâmico, direcionado à resolução de problemas sociais que possam atribuir significado aos conceitos químicos e aguçar a criticidade dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos reflexivos, que saibam tomar decisões inteligentes, e aspirantes por transformações que visam à melhoria da qualidade de vida para todos. Diante dessas considerações, esta pesquisa tem por finalidade investigar as implicações de uma unidade didática elaborada pela própria pesquisadora deste trabalho, que tem por foco elencar os aspectos metodológicos da abordagem CTS no ensino de química, relacionados ao tema água, para associação do conhecimento químico e problemas socioambientais a uma turma de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Cambé–PR. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e respeitou as seguintes etapas: elaboração da unidade didática e dos questionários inicial e final, aplicação do questionário inicial, utilização da unidade didática e aplicação do questionário final. Almeja contribuir para outras práticas de ensino de química em vista da alfabetização científica como a exemplo dos resultados apresentados neste estudo em que os educandos envolvidos na pesquisa puderam associar os conhecimentos químicos e problemas socioambientais inerentes a água e ao seu tratamento, utilizando-se uma unidade didática com foco CTS como ferramenta educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleÁgua preservar para não faltar: contribuições de uma unidade didática para o ensino de química na perspectiva CTS-
Título: dc.titleWater preserve to last: contributions from a didactic unit for chemistry teaching in a perspective STS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.