O que fica depois da prova?: uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorMerli, Renato Francisco-
Autor(es): dc.creatorSpielmann, Rosane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660197-
Descrição: dc.descriptionThe research aims to discuss the theme learning assessment, more specifically, the evaluation of learning in mathematics and the instrument commonly used by the teacher, the proof. In this work, the test is understood as a written and individual instrument, through which students respond to mathematical questions similar to those worked on during math classes. This work has as motivation the difficulties reported by the students in solving a test and the complexity related to the act of evaluating the learning in mathematics, experienced by the teachers. In this sense, we seek to deepen the study on the subject by seeking indications of what they manifest to know the students when they analyze their own tests of Mathematics. In order to understand what the students who get good results in a Mathematics test denote knowing when commenting what they did in their own test. In view of this, the current research, of a qualitative nature and based on bibliographical studies, focused on the analysis of the results of the application of a mathematics test by the teacher regent of a class of Elementary Education, final years. The analyzes focused specifically on the test itself, on the student's resolutions in them, and especially on the interviews with the students who obtained the best results, seeking to make inferences about what the students actually learned from the content, from their explanations and Demonstrations, that is, what lies after the proof?. The analysis revealed, in general, that although students know how to perform the algorithm to obtain the roots of an incomplete degree second equation, they generally do not understand what they are doing, which means the results they find, and not even because the algorithm works.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa tem como proposta discutir o tema avaliação da aprendizagem, mais especificamente, a avaliação da aprendizagem em Matemática e o instrumento comumente utilizado pelo professor, a prova. Neste trabalho, a prova é entendida como um instrumento escrito e individual, por meio do qual os alunos respondem a questões de matemática similares às trabalhadas no decorrer das aulas de matemática. Esse trabalho tem como motivação as dificuldades relatadas pelos alunos em se resolver uma prova e a complexidade relacionada ao ato de avaliar a aprendizagem em matemática, vivenciada pelos docentes. Nesse sentido, buscamos aprofundar o estudo sobre o tema buscando indícios do que manifestam saber os alunos quando analisam suas próprias provas de Matemática, tendo por objetivo compreender o que os alunos que obtém bons resultados em uma prova de Matemática denotam saber ao comentarem o que fizeram na sua própria prova. Diante disso, a atual pesquisa, de caráter qualitativo e fundamentada em estudos bibliográficos, teve como foco a análise dos resultados advindos da aplicação de uma prova de Matemática realizada pelo professor regente de uma turma da Educação Básica do Ensino Fundamental, anos finais. As análises incidiram, especificamente, na própria prova, nas resoluções dos alunos nelas e, principalmente, nas entrevistas realizadas com os alunos que obtiverem os melhores resultados, buscando realizar inferências acerca do que os alunos realmente aprenderam do conteúdo, a partir de suas explicações e manifestações, ou seja, o que ficou depois da prova. A análise revelou, de modo geral, que embora os alunos saibam realizar o algoritmo para obtenção das raízes de uma equação do segundo grau incompleta, geralmente não compreendem o que estão fazendo, o que significam os resultados que encontram e nem mesmo porque o algoritmo funciona.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Potential Assessment Device-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleO que fica depois da prova?: uma discussão acerca do que manifestam saber os alunos quando analisam suas provas-
Título: dc.titleWhat lies after the proof?: a discussion about what they manifest to know the students when they analyze your proof-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.