Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Amarilla, Rosemara Santos Deniz | - |
Autor(es): dc.contributor | Hara, Massayuki Mário | - |
Autor(es): dc.creator | Breginski, Tatiane Bonfim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660158 | - |
Descrição: dc.description | The illuminance is an essential item for the proper functioning of any environment. This paper analyzes the illuminance of five libraries "Faróis do Saber" of Curitiba / PR and obtained values are compared with the standards recommended by ABNT NBR ISO / CIE 8995-1: 2013 and NBR 5413, current regulations regarding lighting, and also for comparison with the values obtained by Ladeia et al. (2006), in order to propose a model of an environment with more comfort and conducive for study and reading and thus increase the interest of the community. The methodology of this work is also based on the work of Ladeia et al. (2006) and recommendations by NBR 5413. In measurements it was found that the libraries are not in accordance with the standards prescribed for these environments, with differences between one libraries and another. After measurement it is proposed possible changes for improving the illuminance of these libraries. | - |
Descrição: dc.description | A iluminância é um item essencial para o bom funcionamento de qualquer ambiente de estudo. Neste trabalho é analisada a iluminância de cinco bibliotecas Faróis do Saber da cidade de Curitiba/PR para comparação com o recomendado pelas normas ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 e ABNT NBR 5413:1992, normas referentes à iluminação, e também para comparação com os valores obtidos no trabalho de conclusão de curso de Ladeia et al. (2006), com o objetivo de propor um modelo de um ambiente com mais conforto e propício para o estudo e a leitura e com isso aumentar o interesse da comunidade. A metodologia deste trabalho também se baseia no trabalho de Ladeia et al. (2006) e no recomendado pela norma NBR 5413. Nas medições verificou-se que as bibliotecas estão em desacordo com o estabelecido nas normas para esses ambientes, com diferenças entre um farol e outro. Ao final das medições, são propostas possíveis mudanças para a melhoria da iluminância desses Faróis do Saber. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - Iluminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conforto humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libraries - Lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human comfort | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::INSTALACOES PREDIAIS | - |
Título: dc.title | Análise de iluminância em bibliotecas Faróis do Saber na cidade de Curitiba | - |
Título: dc.title | Illuminance analysis in libraries Faróis do Saber in Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: