Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferri, Elídia Aparecida Vetter | - |
Autor(es): dc.contributor | Zorel Junior, Henrique Emilio | - |
Autor(es): dc.creator | Cogo, Priscila Morgana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660151 | - |
Descrição: dc.description | Chemical is present in our lives, in food, in our body. In order to understand the chemistry students need to associate it transforms and events around you, so that you can solve problems and criticize arising in everyday life. The chemistry is not restricted to the theory, but that the process of teaching and learning is more effective, it is necessary to carry out experiments in order to facilitate understanding, and in this sense the theory and practice need to have a synergistic effect. Many schools have difficulties in conducting experimental classes, because they have no suitable laboratories. This work proposes simple experiments and statements made in the classroom with low-cost materials encountered in everyday life, assisting in understanding the theory. Initially a questionnaire was administered before and after applying a similar project in order to make the analysis as to the use and interest of students. Through the analysis of the questionnaires, comments and students' participation in the project, it is clear that the experimental activity in the discipline of chemistry is necessary, because the understanding of the theory is easier and the student understands what the teacher explains feels motivated to learn. | - |
Descrição: dc.description | A química está presente na nossa vida, nos alimentos, no nosso corpo. Para poder entender a química os alunos precisam associá-la as transformações e acontecimentos ao seu redor, de maneira que possa solucionar e criticar problemas decorrentes no cotidiano. A química não se restringe apenas à teoria, mas para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais efetivo, é necessária a realização de experimentos para poder facilitar a sua compreensão, e nesse sentido teoria e prática precisam ter um efeito sinérgico. Muitas escolas possuem dificuldades na realização de aulas experimentais, pois não possuem laboratórios adequados. Este trabalho propõe a realização de experimentos simples e demonstrativos feitos em sala de aula com materiais de baixo custo encontrados no dia-a-dia, auxiliando na compreensão da teoria. Inicialmente foi aplicado um questionário antes e outro semelhante após a aplicação do projeto, de modo a fazer a análise quanto ao aproveitamento e interesse dos alunos. Por intermédio das análises dos questionários, dos comentários e participação dos alunos no projeto, percebe-se que a atividade experimental na disciplina de química é necessária, pois a compreensão da teoria é mais fácil e o aluno compreendendo o que o professor explica sente-se motivado a aprender. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Experimentos em sala de aula para o ensino de química no ensino médio: motivação para o aprendizado das ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: