Projeto do sistema de frenagem de um veículo tipo Baja SAE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFusão, Davi-
Autor(es): dc.contributorFusão, Davi-
Autor(es): dc.contributorZammar, Gilberto-
Autor(es): dc.contributorLima, Luiz Eduardo Melo-
Autor(es): dc.creatorGubert, Mateus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660131-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes the elaboration of a methodology for the dimensioning of the braking system of a competition Baja prototype. The objective is to report the improvement of the project in the braking system of the Baja Gralha Azul team for the 25th Baja SAE BRASIL Competition. It demonstrates how the calculations were performed to find the forces acting on the vehicle during the deceleration, as well as the forces necessary for the vehicle reach the immobility. It discusses how the materials used in the prototype were selected. It is reported the tests to discover the position of the vehicle's center of gravity and the friction coefficient between the brake pad material and the brake disc. Finally, the results obtained with the improvement of the system during the competition are shown and the points of improvement for the futures brakes projects of the Baja Gralha Azul team are presented.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe a elaboração de uma metodologia para o dimensionamento do sistema de frenagem de um protótipo de competição tipo Baja. Seu objetivo é relatar a melhoria de projeto no sistema de frenagem da equipe Baja Gralha Azul para a 25ª Competição Baja SAE BRASIL. Demonstra-se como foram realizados os cálculos para encontrar as forças atuantes no veículo durante a desaceleração, bem como, as forças necessárias para o veículo atingir a imobilidade. Aborda sobre como os materiais utilizados no protótipo foram selecionados. É relatado sobre os ensaios para descobrir a posição do centro de gravidade do veículo e o coeficiente de atrito entre o material da pastilha de freio e do disco de freio. Finalmente, são mostrados os resultados obtidos com o aprimoramento do sistema durante a competição e são apresentados os pontos de melhoria para os futuros projetos de freio da equipe Baja Gralha Azul.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFreios hidráulicos-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de protótipos-
Palavras-chave: dc.subjectHydraulic brakes-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Design and construction-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleProjeto do sistema de frenagem de um veículo tipo Baja SAE-
Título: dc.titleDesign of the braking system of a Baja SAE vehicle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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