Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Dorigão, Antonio Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, João Pedro Antunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Arruda, Douglas Gasparin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660111 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to understand the potentialities of the use of digital curatorship resources, the flipped classroom and gamification in the teaching and learning process of elementary and high school students. The following monograph is divided into five parts: 1) introduction, 2) contextualization, 3) theoretical and methodological aspects, 4) development, where reports on the application of the proposed activities will be presented, as well as a critical analysis of these methodological experiences, and 5) final considerations. In this didactic practice reported here, I let 8th grade students have the whole process of studying French Revolution content through the materials available on the Google Classroom platform. As a specific goal, I tried to help high school students develop a Digital Curation and gamified activity on the Google Classroom platform, to be analyzed / studied by 8th grade students. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo dessa pesquisa é compreender as potencialidades do uso de recursos da Curadoria Digital, da sala de aula invertida e da gamificação no processo de ensino e aprendizagem de alunos de Ensino Fundamental e Médio. A monografia a seguir está dividida em cinco partes: 1) introdução, 2) contextualização, 3) aspectos teóricometodológicos, 4) desenvolvimento, onde serão apresentados os relatos da aplicação das atividades propostas, bem como uma análise crítica dessas experiências metodológicas, e, por fim, 5) considerações finais. Nessa prática didática aqui relatada, deixei que os alunos do 8° ano tivessem todo o processo de estudo dos conteúdos sobre a Revolução Francesa através dos materiais disponíveis na plataforma Google Classroom. Enquanto objetivo específico, tentei auxiliar os alunos do Ensino Médio a desenvolverem uma Curadoria Digital e uma atividade gamificada na plataforma Google Classroom, a ser analisada/estudada por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and Communication Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | History - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A história da Revolução Francesa em sala de aula: uma experiência metodológica com curadoria digital, Google classroom e atividades gamificadas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: