A história da Revolução Francesa em sala de aula: uma experiência metodológica com curadoria digital, Google classroom e atividades gamificadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDantas, Sérgio Carrazedo-
Autor(es): dc.contributorDantas, Sérgio Carrazedo-
Autor(es): dc.contributorDorigão, Antonio Marcos-
Autor(es): dc.contributorPaulo, João Pedro Antunes de-
Autor(es): dc.creatorArruda, Douglas Gasparin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19624-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660111-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to understand the potentialities of the use of digital curatorship resources, the flipped classroom and gamification in the teaching and learning process of elementary and high school students. The following monograph is divided into five parts: 1) introduction, 2) contextualization, 3) theoretical and methodological aspects, 4) development, where reports on the application of the proposed activities will be presented, as well as a critical analysis of these methodological experiences, and 5) final considerations. In this didactic practice reported here, I let 8th grade students have the whole process of studying French Revolution content through the materials available on the Google Classroom platform. As a specific goal, I tried to help high school students develop a Digital Curation and gamified activity on the Google Classroom platform, to be analyzed / studied by 8th grade students.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo dessa pesquisa é compreender as potencialidades do uso de recursos da Curadoria Digital, da sala de aula invertida e da gamificação no processo de ensino e aprendizagem de alunos de Ensino Fundamental e Médio. A monografia a seguir está dividida em cinco partes: 1) introdução, 2) contextualização, 3) aspectos teóricometodológicos, 4) desenvolvimento, onde serão apresentados os relatos da aplicação das atividades propostas, bem como uma análise crítica dessas experiências metodológicas, e, por fim, 5) considerações finais. Nessa prática didática aqui relatada, deixei que os alunos do 8° ano tivessem todo o processo de estudo dos conteúdos sobre a Revolução Francesa através dos materiais disponíveis na plataforma Google Classroom. Enquanto objetivo específico, tentei auxiliar os alunos do Ensino Médio a desenvolverem uma Curadoria Digital e uma atividade gamificada na plataforma Google Classroom, a ser analisada/estudada por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and Communication Technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCuratorship-
Palavras-chave: dc.subjectHistory - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA história da Revolução Francesa em sala de aula: uma experiência metodológica com curadoria digital, Google classroom e atividades gamificadas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.