Pequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8539-5061-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1306211163976776-
Autor(es): dc.contributorPereira, David da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442-
Autor(es): dc.contributorSantos, Givan José Ferreira dos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4104-9313-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8539-5061-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1306211163976776-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Roberta Negrão de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3926-4746-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0676766332500379-
Autor(es): dc.creatorFelix, Ingrid Ellen da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660094-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Guia didático para o trabalho com a filosofia com/para crianças: eu escolhi filosofar.-
Descrição: dc.descriptionThis study worked with elements of autonomy through an adaptation of Philosophy for Children, called Philosophical Wheels with children between nine and ten years old from a public school in a city located in the north of Paraná. The objective of this study was to systematize an interdisciplinary didactic guide for working with Philosophy with / for Children. The problem consisted of talking about which strategies can be carried out so that the school becomes a favorable environment for the emancipation and autonomy of children. This study was relevant because it allowed the little ones to gain time and voice, that all their speech was valued, that they felt important and that through these wheels they had their autonomy built and could get to know each other throughout their childhood and life. The theoretical foundation relied mainly on the ideas of Michel Foucault in his work “Discipline and Punish” (1987), by Bourdieu and Passeron in “The reproduction” (1975) and Lipman (1990) by Carvalho (2015) with their studies in Philosophy for Children and Serres (2003) with the work Petite Poucette. The implementation of qualitative research and action research took place through Philosophical Wheels with children aged nine and ten for four months in an elementary school. It was possible to affirm that the work with the Philosophy for Children approach transformed the way in which they were raised, saw the school and contributed effectively to the process of development of the child's emancipation and autonomy.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo trabalhou com elementos de autonomia por meio de uma adaptação da Filosofia com/para Crianças, denominada Rodas Filosóficas com crianças entre nove e dez anos de uma escola pública de uma cidade localizada no Norte do Paraná. O objetivo dessa investigação foi sistematizar um guia didático interdisciplinar para o trabalho com a Filosofia com/para Crianças. A problemática consistiu em dialogar sobre quais estratégias podem ser realizadas para que a escola se transforme em um ambiente favorável à emancipação e autonomia das crianças. Esse estudo foi relevante pois permitiu que os pequenos ganhassem vez e voz, que toda sua fala fosse valorizada, que se sentissem importantes e que por meio dessas rodas tivessem sua autonomia construída e pudessem se conhecer ao longo de sua infância e da vida. A fundamentação teórica contou principalmente com as ideias de Michel Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” (1987), de Bourdieu e Passeron em “A reprodução” (1975) e Lipman (1990) de Carvalho (2015) com seus estudos em Filosofia para Crianças e Serres (2003) com a obra Polegarzinha. A implementação da pesquisa de caráter qualitativo e pesquisa-ação deu-se por meio de Rodas Filosóficas com crianças de nove e dez anos durante quatro meses em uma escola de Ensino Fundamental. Foi possível afirmar que o trabalho com a abordagem da Filosofia para Crianças transformou a maneira pela qual as crianças viam a escola e contribuiu de maneira eficaz com o processo de desenvolvimento da emancipação e autonomia da criança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogos-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectFundamental education-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy in children-
Palavras-chave: dc.subjectDialogues-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titlePequenos filósofos: a filosofia com/para crianças como um processo de emancipação na infância-
Título: dc.titleLittle philosophers: philosophy with/for children as a childhood emancipation process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.