Inclusão escolar: o desafio para uma educação inclusiva no Instituto Federal de São Paulo: Campus Jacareí

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorMendes, Mauricio Alves-
Autor(es): dc.creatorCândido, Maria Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660080-
Descrição: dc.descriptionInclusive Education was developed in the mid-70, involving far beyond people with disabilities, also the family, society as a whole and the school, so it is a great social challenge, especially for educational institutions. The focus of this study is to identify challenges and opportunities with respect to the inclusion of students with special needs in initial and continuing education courses, technical and technological level, Campus Jacarei, the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). In this way it was intended to evaluate the process of integration of these students in the educational context. This is a case study, a qualitative analysis of exploratory, based on literature search to identify laws and documents on the process of inclusion in the said unit. Once the expected educational institutions is the inclusion, with a view to mission IFSP, the Campus Jacarei, has proved in line with this demand, both in the ideals, as the effective measures, despite being under implementation and with little operating time, was placed in the right direction.-
Descrição: dc.descriptionA Educação Inclusiva foi desenvolvida nos meados da década de 70, envolvendo muito além das pessoas com deficiência, também a família, a sociedade como um todo e a escola, sendo portanto um grande desafio social, principalmente para as instituições de ensino. O foco do presente estudo está em identificar desafios e possibilidades com relação à inclusão de alunos com necessidades específicas nos cursos de formação inicial e continuada, de nível técnico e tecnológico, no Campus Jacareí, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desta forma buscou-se avaliar o processo da inserção desses alunos no contexto educativo. Trata-se de um estudo de caso, uma análise qualitativa de cunho exploratório, baseada na pesquisa bibliográfica para identificar leis e documentos sobre o processo de inclusão na unidade citada. Uma vez que o esperado das instituições de ensino é a inclusão, tendo em vista a missão do IFSP, o Campus Jacareí, tem se mostrado em consonância com esta demanda, tanto nos ideais, quanto nas medidas efetivas, mesmo estando em fase de implantação e com pouco tempo de funcionamento, colocou-se na direção certa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Gestão e Economia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes - Orientação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Vocational guidance-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública Municipal-
Título: dc.titleInclusão escolar: o desafio para uma educação inclusiva no Instituto Federal de São Paulo: Campus Jacareí-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.