O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorNunes, Paula Ávila-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciana Aparecida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660055-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectWriting - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleO desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.