Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luciana Aparecida da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:46:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:46:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660055 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: