Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Josie Agatha Parrilha da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003-
Autor(es): dc.contributorSilva, Josie Agatha Parrilha da-
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.creatorLaurindo, Anderson Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:46:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:46:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660050-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Periódico científico eletrônico: Revista Interdisciplinaridade & Ensino-
Descrição: dc.descriptionThis present work had as its main objective to analyze the theoretical and practical concepts of a Licentiate course based in an interdisciplinary proposal. The theoretical reference used to approach and understand the interdisciplinary licentiate course was its own Pedagogical Project (2016). As for interdisciplinarity, the literature review is supported by Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011), Japiassu (1976, 1994), Jantsch (1972), Petraglia (1993), Garcia (2004, 2010, 2012, 2016), Lenoir (1997), among others. Aiming to contemplate the proposed objectives, a qualitative field research was carried out in a descriptive and interpretative approach with 3rd period students of the Interdisciplinary Licentiate Course in Natural Sciences of UTFPR - Ponta Grossa Campus. To support this methodological approach, a review was carried out in Gil (2008), Marconi and Lakatos (2000), Bardin (1997), among others. Foremost, we present the concepts of expressions that refer to interdisciplinarity, to then conceptualize interdisciplinarity based on theoretical references such as: Japiassu (1976, 1994) and Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011). In sequence, we analyze the Pedagogical Proposal of the Interdisciplinary Licenciate Course in Natural Sciences of UTFPR - Ponta Grossa Campus to confront the concept that the document presents as interdisciplinarity. Subsequently, we offered a course for those academics presenting theoretical concepts and interdisciplinary methodologies. Finally, an educational product was elaborated from the studies: an Electronic Scientific Periodical. We hope that this proposal will bring contributions to academics, professors and researchers on interdisciplinarity, especially for science teaching.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como principal objetivo analisar as concepções teóricas e práticas em um curso de licenciatura pautado em uma proposta interdisciplinar. O referencial teórico utilizado para a abordagem e entendimento do curso de licenciatura interdisciplinar foi seu próprio Projeto Pedagógico (2016). Quanto a interdisciplinaridade, a revisão de literatura apoia-se em Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011), Japiassu (1976, 1994), Jantsch (1972), Petraglia (1993), Garcia (2004, 2010, 2012, 2016), Lenoir (1997), além de outros autores. Para contemplar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa em uma abordagem descritiva e interpretativa com acadêmicos do 3° período do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. Para fundamentar esta abordagem metodológica uma revisão foi realizada em Gil (2008), Marconi e Lakatos (2000), Bardin (1997), entre outros. Primeiramente apresentamos os conceitos de expressões que remetem à interdisciplinaridade, para, então, conceituar interdisciplinaridade a partir de referenciais teóricos como: Japiassu (1976, 1994) e Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011). Na sequência, realizamos análise da Proposta Pedagógica do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa para confrontar o conceito que o documento aplica de interdisciplinaridade. Posteriormente, oferecemos um Curso para os acadêmicos que apresentou conceitos teóricos e metodologias interdisciplinares. Finalmente, elaborou-se, a partir dos estudos, um produto educacional: um Periódico Científico Eletrônico. Espera-se que esta proposta traga contribuições para acadêmicos, professores e pesquisadores sobre a interdisciplinaridade, em especial, para o ensino de ciências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic journals-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores-
Título: dc.titleInterdisciplinarity and teaching: room for reflection in teacher training-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.