Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Rosa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660010 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pontua algumas reflexões do trabalho interdisciplinar no ensino de leitura, alicerçado numa concepção sociointeracionista com o objetivo de ativar o conhecimento prévio do aluno para possibilitar o desenvolvimento de procedimentos que propiciem a formação de um aluno leitor, crítico e formador de opinião. Essa leitura deve se basear na leitura de gêneros textuais de diferentes agrupamentos tipológicos, em que a sustentação e negociação de tomadas de posição são necessárias para promover o questionamento e discussão de problemas sociais, de valores e ideologia veiculados pelo contexto social. Pois, a maioria dos alunos não apreciam a leitura nos componentes curriculares como articuladora do saber, e sim, como uma decodificação de signos, sem atribuir sentido ou significação, devido à falta de concentração que é propiciada pelo imediatismo das tecnologias digitais. Como é função da escola apresentar a diversidade de gêneros textuais, para o aluno, faz-se necessário, desenvolver um trabalho interdisciplinar, estimular o leitor a identificar o gênero de texto que irá ler, assim envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar, para que a leitura seja compreendida como um fator determinante no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contexto (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Context (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | A interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do aluno | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: