A interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do aluno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Maria Ieda Almeida-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Maria Ieda Almeida-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.creatorMaia, Rosa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:45:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:45:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/660010-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pontua algumas reflexões do trabalho interdisciplinar no ensino de leitura, alicerçado numa concepção sociointeracionista com o objetivo de ativar o conhecimento prévio do aluno para possibilitar o desenvolvimento de procedimentos que propiciem a formação de um aluno leitor, crítico e formador de opinião. Essa leitura deve se basear na leitura de gêneros textuais de diferentes agrupamentos tipológicos, em que a sustentação e negociação de tomadas de posição são necessárias para promover o questionamento e discussão de problemas sociais, de valores e ideologia veiculados pelo contexto social. Pois, a maioria dos alunos não apreciam a leitura nos componentes curriculares como articuladora do saber, e sim, como uma decodificação de signos, sem atribuir sentido ou significação, devido à falta de concentração que é propiciada pelo imediatismo das tecnologias digitais. Como é função da escola apresentar a diversidade de gêneros textuais, para o aluno, faz-se necessário, desenvolver um trabalho interdisciplinar, estimular o leitor a identificar o gênero de texto que irá ler, assim envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar, para que a leitura seja compreendida como um fator determinante no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectContexto (Linguística)-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectContext (Linguistics)-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do aluno-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.