Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nohama, Percy | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5055126579468463 | - |
Autor(es): dc.contributor | Abatti, Paulo José | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2771856898735617 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nohama, Percy | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, José Carlos da | - |
Autor(es): dc.contributor | Guebert, Mirian Célia Castellain | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Murilo Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:45:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:45:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2718 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/659909 | - |
Descrição: dc.description | The use of adapted strategies and resources provides an environment in which the learner can respect his individual characteristics while at the same time collaborating with the development of his potentialities. Educational games are used as a tool for learning, because their playful character provides the student with a type of strategy differentiated for the realization of their learning process, in which the challenge attracts their attention, arouses their interest, curiosity and even fantasy with the contents presented during its execution. The goal of this research was to develop a game software to aid the learning of the mathematics discipline for people attended in special education, focusing on the initial grades elementary school, which has content developed according to the curricular parameters of the mathematics discipline elaborated by Ministry of Education. Together with professionals in the educational area, the question-and-answer learning game was chosen and after that the contents of the math discipline were selected, the layout of the application was defined and the flow of the game to be followed. Because of this work, we obtained an educational game composed of 43 questions with content of the math discipline, compatible with tablets and smartphones that use the Android operating system and whose focus is the aid to learning math in the initial series of teaching fundamental. Through the evaluation of the developed software, it was possible to verify that the students consider positive the use of digital game software in tablet for the learning aid. The developed application reached the objectives for which it was designed and proved an excellent alternative to be adopted by the teachers of the mathematics discipline in the teaching and learning process of its students. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | O uso de estratégias e recursos adaptados proporciona um ambiente em que o educando possa ter respeitadas suas características individuais, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento de suas potencialidades. Os jogos educativos são utilizados como ferramenta para o aprendizado, pois o seu caráter lúdico propicia ao aluno um tipo de estratégia diferenciada para a realização de seu processo de aprendizagem, em que o desafio atrai a sua atenção, desperta seu interesse, curiosidade e até fantasia com os conteúdos apresentados durante sua execução. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um software de jogo para o auxílio ao aprendizado da disciplina de matemática para pessoas atendidas na educação especial, com foco nas séries iniciais do ensino fundamental, que possui conteúdo desenvolvido conforme os parâmetros curriculares de ensino da disciplina de matemática elaboradas pelo Ministério da Educação. Em conjunto com profissionais da área educacional, escolheu-se o jogo de aprendizado do tipo perguntas e respostas e após isto foram selecionados os conteúdos da disciplina de matemática, elaborado o layout do aplicativo e definido o fluxo de jogo a ser seguido. Como resultado deste trabalho, obteve-se um jogo educativo composto por 43 questões com conteúdo da disciplina de matemática, compatível com tablets e smartphones que utilizem o sistema operacional Android e que possui como seu foco o auxílio ao aprendizado de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Por meio da avaliação do software desenvolvido, foi possível verificar que os educandos consideram positivo o uso do software de jogo digital em tablet para o auxílio a aprendizagem. O aplicativo desenvolvido atingiu os objetivos para os quais foi projetado e se mostrou uma excelente alternativa para ser adotada pelos professores da disciplina de matemática no processo de ensino e aprendizagem de seus educandos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional - Jogos para computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia biomédica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software - Computer games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biomedical engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Jogo digital para o auxílio ao ensino da disciplina de matemática na educação especial | - |
Título: dc.title | Game to support mathematics learning in special education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: